14 novembro, 2006

Lycos busca renascimento como site de vídeos para jovens

A Lycos, portal norte-americano que sobreviveu ao estouro do setor de tecnologia no final dos anos de 1990, planeja renascer como um site de vídeos em banda larga voltado para público adolescente.

Depois de ter perdido o crescimento explosivo de empresas de Internet como Google e Yahoo, a Lycos, atualmente parte do segundo maior portal da Coréia do Sul, Daum Communications, lançará um canal de vídeo em alta velocidade para permitir que os internautas assistam e simultaneamente discutam vídeos exibidos pelo serviço.

A nova oferta, chamada de Lycos Cinema (http://cinema.lycos.com/), tem como foco a combinação de duas tendências atuais da Internet: vídeo online e sites de redes sociais, representados pelos populares YouTube e MySpace. A possibilidade dos visitantes do site mandarem seus próprios vídeos para ele virá em dezembro ou início do próximo ano, informou o vice-presidente de operações da Lycos, Brian Kalinowski, à Reuters.

"A tecnologia que criamos permite uma sala de estar virtual", disse Kalinowski.

A Lycos informou que está usando tecnologia proprietária para permitir que espectadores assistam a vídeos sincronizados na Web. A companhia compara o recurso a jogos multiplayer como Warcraft ou sites em três dimensões como o Second Life, que podem fornecer acesso a milhares de internautas simultâneos.

Os usuários da Lycos poderão assistir a filmes e criar salas de bate-papo para convidar amigos. Quem estiver em uma dessas salas poderá escrever comentários e assistir ao filme ao mesmo tempo.

Kalinowski informou que o serviço da Lycos se difere de outros pois oferece filmes inteiros, enquanto o YouTube permite o envio de vídeos de cerca de 10 minutos.

O executivo informou que a companhia licenciou cerca de 1.000 títulos e que está negociando para obter mais 3.000.

A Lycos também planeja lançar um serviço de vídeo online com programas televisivos e outro que permite aos usuários alugar ou comprar filmes.

Nenhum comentário: