Em fevereiro, a companhia norte-americana anunciou que investiria 300 milhões de dólares no Vietnã em uma unidade de encapsulamento e teste de microchips para computadores e celulares, a maior injeção de recursos já feita por uma empresa dos Estados Unidos no país.
Pham Chanh Truc, presidente do Conselho de Administração do Saigon High-Tech Park, entregou a licença a Rick Howarth, gerente-geral da Intel Products Vietnam, nesta sexta-feira, em cerimônia em Ho Chi Minh, centro comercial do Vietnã.
O premiê Nguyen Tan Dung disse que o Vietnã, que na terça-feira recebeu aprovação formal para entrar na Organização Mundial do Comércio até o fim do ano, "promoverá condições favoráveis para investimentos e ambiente de negócios".
A Intel expandirá sua fábrica de encapsulamento e teste, atualmente em construção no Saigon High-Tech Park, de 150 mil para 500 mil metros quadrados, o que tornará a unidade a maior fábrica da companhia deste gênero no mundo.
A produção após o aumento do investimento começará em 2009, em vez da segunda metade de 2007, como previsto anteriormente.
A economia do Vietnã, que tem o ritmo de expansão mais acelerado do mundo depois da China, deve crescer entre 8,2 e 8,5 por cento em 2007, ante 8,2 por cento este ano.
O setor de tecnologia do Vietnã é relativamente pequeno. O país é um grande exportador de café robusta e pimenta do reino, além de segundo maior exportador de arroz e terceiro maior produtor de petróleo do sudeste asiático.
No início do mês, levantamento da consultoria norte-americana neoIT mostrou que Ho Chi Minh ocupa a oitava posição em um ranking de cidades do mundo mais atraente para companhias que buscam terceirizar parte de suas operações.
(Por Ho Binh Minh e Nguyen Huy Kham)
Nenhum comentário:
Postar um comentário