01 dezembro, 2006

EUA alertam para ataque cibernético da Al Qaeda às finanças

WASHINGTON (Reuters) - O governo dos Estados Unidos alertou as empresas de serviços financeiros do país sobre um chamado da Al Qaeda para ataques cibernéticos contra sistemas online de comércio de ações dos EUA e sites de bancos a partir de sexta-feira, informaram autoridades na quinta-feira.

As autoridades --uma pessoa familiar com o alerta e um porta-voz do Departamento de Segurança Interna-- disseram que o grupo de militantes islâmicos pretende invadir e destruir os bancos de dados do mercado de ações dos EUA e de sites de bancos.

O Departamento de Segurança Interna disse não ter evidências para corroborar a ameaça, mas emitiu o alerta por "excesso de cautela". O órgão disse em comunicado que a ameaça é vigente por todo o mês de dezembro.

"Não há informação que corrobore essa ameaça. Como questão de rotina e por excesso de cautela, o US-CERT emitiu o relato para detentores de participação na indústria", disse o porta-voz do departamento Russ Knocke.

O US-CERT é a sigla em inglês para Equipe de Emergência para Prontidão em Computadores dos Estados Unidos. O governo norte-americano disse que a ameaça é uma forma de vingança pela detenção de suspeitos de terrorismo na base de Guantánamo, encravada em Cuba e controlada pelos EUA.

Nenhum comentário: