01 dezembro, 2006

Google inaugura nova sede no Brasil e aposta em crescimento

SÃO PAULO (Reuters) - O Google inaugurou sua nova sede no Brasil nesta quinta-feira e agora passa a ocupar um andar inteiro de um edifício envidraçado de alto padrão localizado em um dos novos centros financeiros e de tecnologia de São Paulo.

A companhia, que atualmente tem 60 funcionários em São Paulo, está ocupando um espaço de 1.700 metros quadrados na avenida Faria Lima suficiente para outros 60 colaboradores e que é equipado com mesa de pebolim e vários televisores tela plana de parede.

A mesa fica num grande espaço onde são servidas refeições de bufê aos funcionários e que possui à disposição de qualquer um bombons e salgadinhos, além de geladeira de porta transparente recheada de refrigerantes e sucos, seguindo filosofia da matriz nos Estados Unidos.

A nova sede, apelidada de Googleplex e que ainda conta com várias posições para novos funcionários em aberto, servirá para atender às necessidades do Google no Brasil, que planeja aumentar o seu faturamento em 200 por cento em 2007, disse o diretor geral da companhia no país, Alexandre Hohagen, a jornalistas.

"Nosso resultado em 2006 foi cerca de 80 por cento superior às previsões", afirmou ele, sem revelar cifras.

A companhia, que tem sido alvo de ações legais promovidas por autoridades brasileiras por conta de crimes cometidos no site de redes sociais Orkut, planeja lançar nos próximos dois a três meses versões localizadas para o país dos serviços "Click2Call" e Google Maps, disse o executivo.

O primeiro é destinado a internautas que queriam contatar empresas associadas diretamente por chamadas telefônicas via Internet, o segundo traz mapas detalhados de cidades onde é possível traçar rotas e que nos EUA serve para venda de publicidade de pequenas empresas.

A inauguração do Googleplex brasileiro aconteceu no mesmo dia em que o portal Terra revelou novos serviços gratuitos de televisão pela Web, entre eles um site semelhante ao YouTube destinado a premiar os melhores vídeos enviados por usuários. O YouTube, mais popular site de vídeos online da Internet, foi comprado pelo Google este ano.

Apesar disso, Hohagen evitou comentar quais os planos comerciais da unidade brasileira para o site de vídeos.

Atualmente, o Google brasileiro vende espaços publicitários no YouTube para a fabricante nacional de eletroeletrônicos Gradiente e para o serviço de acesso rápido à Internet Speedy, da Telefônica.

"Faz sentido em termos de negócios possuirmos um parceiro de conteúdo para o YouTube no Brasil", afirmou o executivo, sem dar mais detalhes.

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