30 novembro, 2006

Zune tem chance de roubar mercado do iPod, diz pesquisa

SAN FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - A Microsoft pode ter uma chance de roubar mercado do iPod, já que uma pesquisa da Reuters demonstrou que 35 por cento dos interessados em seu aparelho Zune planejam substituir um player digital existente.

A Microsoft, maior produtora mundial de software, começou duas semanas atrás a vender o Zune, que analistas classificaram como o mais sério esforço até o momento de desenvolver um concorrente para o iPod, da Apple Computer, por larga margem o player digital mais vendido do mercado.

A Apple vendeu mais de 70 milhões de iPods desde que o aparelho foi lançado, em outubro de 2001, e o iPod agora domina uma fatia de 70 por cento do mercado norte-americano de players de MP3, como os aparelhos também são conhecidos. A Microsoft mesma reconheceu que pode demorar anos para que seus esforços de promoção do Zune surtam efeito.

O aparelho chegou ao mercado com força, conquistando nove por cento do mercado de players digitais de música dos Estados Unidos em sua primeira semana, e tomando o segundo posto que cabia ao Sansa, da SanDisk, de acordo com o NPD Group, uma empresa de pesquisa de mercado. A Apple manteve a liderança do segmento, com 63 por cento do mercado em termos de volume, segundo a NPD.

De acordo com a pesquisa da Reuters, conduzida ao longo do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, a Apple continua na liderança por larga margem, com cerca de 70 por cento dos respondentes afirmando, sem estímulo, que planejavam adquirir um iPod.

Quando lhes foi oferecida uma lista de players de MP3 entre os quais escolher, 80 por cento dos respondentes optaram pelo iPod. Cerca de sete por cento daqueles que receberam a lista que incluía também o modelo da Microsoft selecionaram o Zune.

Entre as pessoas que expressaram preferência pelo Zune, cerca de 35 por cento afirmaram que estavam substituindo um aparelho existente, enquanto 18 por cento dos interessados em iPods têm a mesma intenção.

Entre os 35 por cento, alguns provavelmente já são usuários da iniciativa PlayForSure, da Microsoft, que permite a consumidores escolher uma lista de aparelhos e lojas de música mutuamente compatíveis, disse Mike McGuire, analista da Gartner.

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