30 novembro, 2006

Nokia vai testar TV sem fio na Índia

HELSINQUE (Reuters) - A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, anunciou nesta quinta-feira que vai organizar um teste de transmissão de TV móvel em 2007 na Índia com a TV estatal Doordarshan.

O teste usará os padrões abertos da Nokia com tecnologia DVB-H de transmissão de vídeo digital sem fio.

As fabricantes de celulares estão ansiosas para participar do mercado potencialmente lucrativo de celulares que recebem transmissão de televisão.

A finlandesa Nokia e muitas outras companhias européias são a favor do uso de tecnologia DVB-H para transmissões de programações de TV em celulares no mundo todo, mas também há sistemas concorrentes como DMB e MediaFlo.

"Durante o teste, a Doordarshan vai verificar a qualidade da recepção da cobertura de transmissão e explorar a grande quantidade de opções de suporte de diferentes esquemas de serviço, como propaganda e serviços interativos", segundo a Nokia.

As operadoras de telefonia móvel esperam que os ganhos adicionais com serviços de TV móvel, que podem gerar outros 5 a 10 euros de receita por mês com cada usuário, compensem a queda do faturamento com a transmissão de voz.

Nenhum comentário: