28 novembro, 2006

Nokia vê alta demanda por tela colorida em mercados emergentes

AMSTERDÃ (Reuters) - A maior fabricante de celulares do mundo, Nokia, divulgou nesta terça-feira projeção de que 80 por cento de todos os celulares vendidos em mercados emergentes em 2007 terão tela colorida.

"Telas coloridas estão se tornando uma função muito demandada", disse o porta-voz da companhia Bill Seymour em encontro com analistas em Amsterdã.

A Nokia, que lançou quatro novos modelos de aparelhos, previu ainda que as vendas de celulares cresçam até 10 por cento em 2007, ante previsão de pouco mais de 10 por cento divulgada pela empresa de pesquisa de mercado Gartner, na semana passada.

"Esperamos que o crescimento em volume em 2007 seja acima de 15 por cento na região da Ásia-Pacífico, China, Oriente Médio e África, e abaixo de 10 por cento na Europa, América Latina e América do Norte", informou a companhia em comunicado. Em 2006, as vendas de celulares devem subir 21 por cento, segundo o Gartner.

A empresa também divulgou que tem como meta aumentar sua fatia no mercado de celular, atualmente perto de 35 por cento. Entre os lançamentos do dia está um modelo de aparelho fino para concorrer com a Motorola e a Samsung.

A Nokia reduziu sua meta de margem de lucro operacional de 17 para 15 por cento no prazo de até dois anos, citando aumento da exposição de sua divisão de infra-estrutura depois da fusão de sua unidade de rede com a Siemens a partir de 2007.

A companhia finlandesa espera ligeiro crescimento em euros nos mercados de infra-estrutura fixa e móvel e serviços relacionados em 2007.

Nenhum comentário: