28 novembro, 2006

Verizon Wireless vai oferecer YouTube em celulares nos EUA

NOVA YORK (Reuters) - A Verizon Wireless anunciou nesta terça-feira que vai oferecer vídeos selecionados do YouTube em celulares nos Estados Unidos a partir de dezembro, em aposta para aumentar as assinaturas de seus serviços móveis de mídia.

O YouTube, maior site de compartilhamento de vídeos que foi comprado pelo Google este mês, afirmou que pretende expandir sua atuação para os celulares. A empresa não revelou os termos financeiros do acordo.

A Verizon Wireless, empreendimento da Verizon Communications e da Vodafone, tem apostado cada vez mais em mensagens de texto e serviços avançados, como música e vídeo, para motivar seu crescimento, enquanto os preços de chamadas celulares continuam caindo.

Mas até agora apenas uma pequena minoria dos usuários de celulares nos EUA usam serviços como entrega de vídeos em seus aparelhos. A Verizon Wireless espera que a grande popularidade de muitos vídeos caseiros divulgados no YouTube possa ajudar a aumentar o uso de seu serviço sem fio de mídia Vcast.

Segundo o acordo com o YouTube, clientes que pagam taxa de 15 dólares por mês pelo Vcast poderão usar seus celulares para assistir a conteúdos publicados pelos usuários do site.

O YouTube afirmou ainda que o pacto com a Verizon é exclusivo por um curto período. A companhia não disse quando estará livre para entrar em novos acordos com outras fornecedoras de serviços de telefonia móvel.

O YouTube, que exibe mais de 100 milhões de vídeos por dia na Internet, está estudando se pode integrar o YouTube a uma variedade de aparelhos de celular capazes de se conectar à Internet em alta velocidade.

"Mobilidade é apenas uma das coisas que estamos observando", disse o co-fundador do YouTube, Steve Chen, sem informar mais detalhes.

Nenhum comentário: