24 novembro, 2006

Google News volta a ser processado na Europa

A associação de empresas de mídia da Noruega apresentou à Justiça local uma ação contra o serviço Google News.

O grupo acusa o serviço de desrespeitar a propriedade intelectual de jornais e revistas norueguesas que publicam versões online de suas reportagens. Na ação, o grupo questiona especialmente a reprodução de imagens obtidas pelos jornais em formato reduzido (thumbnails).

Em nota pública, Pernelle Borset, diretor da associação norueguesa de mídia, afirma que “a lei do copyright da Noruega é clara ao dizer que imagens só podem ser reproduzidas com a autorização do detentor de seus direitos”. O caso será julgado.

Já na Dinamarca, o Google suspendeu a estréia do serviço depois de ser pressionado pela associação de jornais online do país. Os editores dinamarqueses questionam a reprodução de conteúdo editorial no Google News.

Em setembro deste ano, o Google foi obrigado a retirar o serviço do ar na Bélgica, sob acusação de infringir direitos autorais. Neste país, o buscador foi obrigado ainda a manter na home do serviço cópia da decisão judicial que tirou o Google News belga do ar.

O Google afirma que o conteúdo exibido no serviço é resultado de um serviço de busca e não uma reprodução de conteúdo. O buscador diz que exibir os resultados de buscas por notícias é uma função elementar de ferramentas de internet, o que, na opinião do Google, não fere direitos autorais.

INFO

Nenhum comentário: