15 outubro, 2006

SOA "Service Oriented Architecture". A nova febre Técnologica.

Do inglês, "Service Oriented Architecture", ou Arquitetura Orientada a Serviços, esta nova palavra originada do acrônimo se tornou uma sigla da moda, por volta da primeira década do terceiro milênio. Neste período a Tecnologia da Informação sofreu várias modificações, impulsionada pela necessidade de melhoria no relacionamento que existia entre as áreas que suportavam tecnologicamente os negócios e os negócios propriamente ditos. Seus gestores se deram conta da necessidade e da conveniência do enfoque nos serviços, como um fim, sendo vitais para os negócios em um futuro que já se tornava atualidade. A SOA trouxe à tona a necessidade de fortalecer o enfoque no cliente e tornar a gestão de serviçosvalor à empresa. Como tal, essa atividade é fortemente dependente das pessoas e a caminhada rumo a SOA é árdua, exigindo um forte investimento na evolução organizacional, na conscientização da necessidade de evoluir e mudar, no estabelecimento de um gerenciamento de pessoas eficaz, orientado a conhecer a potencialidade, objetivos e desejos das pessoas em detrimento dos objetivos da organização, orientando a gerência de serviços em acordo com o desempenho individual. Tornar os desafios da organização aderentes as pessoas e as pessoas, aderentes a eles é um dos maiores desafios da Gestão da mudança organizacional. Dessa forma SOA possibilita a criação de novos aplicativos com maior coerência, rapidez e diminuição nos custos, tudo isso com excelente aproveitamento do legado. como uma atividade produtiva, que gerasse

Serviço

O serviço, no ponto de vista da arquitetura SOA, é uma função de um sistema computacional que é disponibilizado para outro sistema na forma de um serviço. Um serviço deve funcionar de forma independente do estado de outros serviços e deve possuir interface bem definida. Normalmente, a comunicação entre o sistema cliente e aquele que disponibiliza o serviço é realizada através de web services.

Processos

Mais do que uma tecnologia, SOA também influencia regras e processos de negócios, além de muitas vezes implicar reengenharia de software simultaneamente. - Gartner Group

A Arquitetura Orientada a Serviços pode ser bem representada a partir do seguinte processo, chamado de "find-bind-execute paradigm" o que significa aproximadamente paradigma de "procura-consolida-executa". Tal conceito é análogo a "Ciclo de Deming" aplicado aos serviços, que define o ciclo que envolve o planejameto, a execução, o monitoramento e a tomada de ação proativa para a melhoria da qualidade.

Tecnicamente falando, o processo preconisa que os provedores de serviços registrem informações em um registro central, com suas características, indicadores, e aspectos relevantes as tomadas de decisões. O registro é utilizado pelo cliente para determinar as características dos serviços necessários, e se o mesmo estiver disponível no registro central, como por exemplo por um catálogo de serviços, o cliente poderá utilizá-lo, sendo este oficializado através de um contrato que enderesse este serviço.

Tecnologia

O termo "Service-Oriented Architecture" (SOA) ou Arquitetura Orientada a Serviços expressa um conceito onde aplicativos ou rotinas são disponibilizadas como serviços em uma rede de computadores (Internet ou Intranets) de forma independente e se comunicando através de padrões abertos. A maior parte das implementações de SOA se utilizam de Web services ( SOAP , REST e WSDL). Entretanto, uma implementação de SOA pode se utilizar de qualquer tecnologia padronizada baseada em web.

Nenhum comentário: