26 outubro, 2006

Internet é ferramenta útil para feras

Sinônimo de diversão para a maioria dos adolescentes, a internet torna-se aliada dos vestibulandos. Provas de concursos anteriores, comentários de professores, obras literárias e farto material de pesquisa exemplificam o mundo de possibilidades na rede, a um clique dos feras. Basta selecionar os sites de confiança e tomar cuidado para não desviar a atenção para conteúdos que nada ajudarão na hora das provas.

A um mês para a 1ª fase das federais (UFPE, UFRPE e Univasf) e a 39 dias para a seleção da Universidade de Pernambuco (UPE), resolver exercícios e provas antigas pode dar mais confiança ao estudante, principalmente, se ele vai tentar entrar em cursos de áreas distintas, como a aluna de 3º ano Tueline Ângelo, 17 anos. Candidata a medicina na UFPE e a direito na Universidade Regional do Cariri (Urca), no Ceará, ela reserva os fins de semana para procurar provas dessas e outras instituições.

"Costumo navegar desde o começo do ano e tenho resolvido questões até de vestibulares distantes, como as da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular, que prepara exames para a Universidade de São Paulo, a USP)", conta. Orkut e MSN – programa de mensagens instantâneas – ficam em segundo plano, garante. "Moro sozinha, mas a cobrança e o cuidado em relação a isso vêm de mim mesma", ressalta.

A psicopedagoga e orientadora educacional do 3º ano do Colégio Contato, Marlene Carvalho, lembra que a rede mundial de computadores deve ser utilizada apenas como complemento dos estudos, não como atividade principal do fera. "Dependendo do assunto, torna-se uma ferramenta importante. Mas é preciso ser objetivo nas pesquisas, pois a distração é perigosa", alerta.

Nenhum comentário: