08 julho, 2013

A disciplina é o fermento do talento.

Já foram colocados todos os ingredientes na receita. Todos aqueles que vão dar o sabor diferenciado para ela ser única. Logo, logo, comeremos um bolo delicioso desde que, adicionemos fermento! É o fermento que faz o bolo crescer. É o fermento que depois de aquecido, gradativamente impulsiona aquela grande e espessa massa, a ficar mais aerada, grande e bonita. É assim, o fermento, o impulso do trabalho feito antes pelo cozinheiro. Nós somos assim. Somos uma grande massa espessa deliciosa se provada antes mesmo do fermento, mas só encontramos serventia, se nos dispomos a introduzir o fermento na nossa receita. A disciplina é este fermento que precisamos e nas linhas a seguir, vou lhe explicar como fazer para introduzir esse ingrediente perfeitamente na sua vida sem perder o ponto da massa.

DISCIPLINA É ANTES DE TUDO, UMA ADMINISTRAÇÃO DA REALIDADE
Você pode achar estranho o que vou dizer a seguir, mas preciso dizer que nem todo mundo sabe o que é de fato a realidade. Muitos percebem o tempo de maneira diferente dentro das suas cabeças e, por esse motivo, sempre chegam atrasado ou entregam um trabalho na última hora. Não é que a pessoa faça isso por maldade. Ela apenas não aprendeu como funciona o tempo real e por isso adapta a todo momento essa percepção do tempo na sua mente de maneira equivocada. Percebe-se isso facilmente em algumas crianças que se atrasam para ir à escola ou não conseguem dizer quanto tempo precisam para executar tal tarefa. Esta mudança de percepção ocorre, na minha opinião, principalmente por conta da virtualização do mundo onde “aparentemente” tudo ficou mais “rápido” e mais “fácil”.
Para corrigir este problema de maneira prática, basta quebrar sua noção de tempo em pequenas janelas de tempo com o objetivo de medir seu “delay” de percepção em cada uma dessas janelas. Se você possui algo que precisa ser entregue em 10 horas, por exemplo, quebre esta “entrega” em intervalos de 30 minutos ou 1 hora de trás pra frente. Desta forma, você conseguirá medir com eficiência seu atraso e a percepção que tem das coisas. Sem essa medição, não existe como enxergar a realidade e quebrar os paradigmas que nós trazemos dentro das nossas mentes. É assim que em coaching conseguimos “quebrar” os conceitos de alguém que diz que não é possível ganhar dinheiro em tal profissão, ou que não é possível cumprir prazos tão apertados ou que não é possível aprender uma língua estrangeira em seis meses. Trazemos preconceitos nas nossas mentes que precisam ser confrontados com a realidade daquilo que realmente existe. O tempo é uma delas, mas essa percepção errada que temos se expande para todas as áreas. Compreendendo que carregamos esse problema já é um bom início para podermos corrigi-lo.
SÓ A DISCIPLINA INSTAURA O HÁBITO
Depois de ter percebido que você carrega um mau hábito, a única maneira de acabar com ele ou instaurar um novo hábito é a partir da disciplina. Disciplina esta, totalmente mecanizada para transformá-lo por um tempo em um verdadeiro robô. Veja, por exemplo, que há um tempo eu percebi que perdia muito tempo navegando pelas bobagens das redes sociais. Percebi isso e enxerguei essa atividade como um mau hábito que me fazia perder tempo e foco do meu trabalho. Resolvi então, instaurar um sistema de quebra deste padrão de comportamento, substituindo-o por outro que movesse meu vício e consolidasse um novo hábito, uma vez que ao mesmo tempo, percebi que precisava tomar mais água. O que fiz foi implantar em mim um novo hábito que sempre que eu ia clicar em algum ícone de rede social no computador eu tinha que automaticamente levantar da cadeira e tomar um copo d’água. Nas primeiras vezes foi complicado, pois chegava a clicar no ícone e depois ter que rapidamente fechar a janela sem ver nada para ir correndo pegar um copo d’água, mas depois de alguns dias, consegui manter a disciplina e trocar as visitas ao “face” por mais copos de água. Percebi com esse exercício as razões que me motivavam a visitar as redes sociais e refletindo sobre elas trabalhei para eliminá-las. Hoje me esqueci das redes sociais e só as acesso uma vez por dia. Além disso, tomo água durante quase todo o dia e me sinto muito mais saudável. Tornei-me um robô? Não. Apenas consegui dominar definitivamente aquele hábito ruim substituindo com disciplina por hábitos que se encaixam com o modelo de atitudes que eu desejo para mim.
NÃO TENTE DISCIPLINAR-SE DA NOITE PARA O DIA
Se você se enxerga indisciplinado aos 20, 30, 40 ou 70 anos hoje, significa que durante o tempo em que esteve vivo cultivou o hábito da indisciplina. Logo, não bastará você tomar uma decisão e colocar no papel alguns compromissos que lhe tornará mais disciplinado. Você precisará de tempo para se convencer que o seu novo modelo de atitudes é melhor que o anterior. Minha sugestão é a de que sempre devemos começar fazendo pouco. Ao invés de encarar um mega desafio como correr todos os dias para disputar a São Silvestre, podemos começar por caminhar uma vez por semana durante vinte minutos para que possamos ganhar confiança sobre nós mesmos. Neste ponto todos acabam questionando: “Mas só 20 minutos por semana de caminhada? Assim nunca vou entrar em forma ou conseguir correr a São Silvestre!” Como diz Nuno Cobra“Vamos devagar porque queremos chegar rápido”. Nuno Cobra treinou o Ayrton Senna e tantos outros esportistas campeões e por isso creio que não devemos contrariá-lo. Acredito que é de grão em grão que a galinha enche o papo e, apesar da nossa atual cultura da miojização, precisamos nos convencer daquilo que queremos pouco a pouco para atingir os nossos objetivos.
ACORDE SEU TALENTO COM DISCIPLINA
Você possui talentos assim como eu e todos os outros seres humanos do planeta. A grande questão é que você está viciado em maus hábitos como todos nós. Afinal, estamos em processo de evolução e resolvendo todas as nossas piores questões neste exato momento da nossa vida. Entretanto, existem três etapas necessárias para aumentar a nossa capacidade de execução que devemos levar em conta se quisermos nos livrar dos nossos vícios. São elas a compreensão, a repetição e a imaginaçãoCompreendendo que possuímos talentos e que estamos viciados em maus hábitos, podemos compreender suas razões para resolver estes problemas. Repetindo bons hábitos dia após dia instauramos novas atitudes no nosso ser compatíveis com aquilo que podemos oferecer ao mundo com os nossos talentos. E imaginando uma vida extraordinária à frente nos direcionamos para ela sem pensar mais naqueles problemas viciantes do nosso dia-a-dia.
Olhe pra dentro e para frente, pois só o futuro ainda não foi construído e o bolo ainda não está totalmente pronto.