01 dezembro, 2006

Presidente da Microsoft vê queda na pirataria com Windows Vista

NOVA YORK (Reuters) - A Microsoft espera que a pirataria de software, que custa bilhões de dólares ao ano à empresa, se reduza com a introdução do novo sistema operacional Windows Vista e do pacote Office 2007, disse o presidente-executivo da companhia, Steve Ballmer.

A Microsoft lançou o Windows Vista para empresas na quinta-feira, na primeira grande atualização em cinco anos de seu sistema operacional, que está presente em mais de 90 por cento dos computadores pessoais do mundo.

Em entrevista, Ballmer afirmou que mais de 20 por cento do software Microsoft instalado no mundo é pirata, e que a empresa planeja reduzir essa proporção por meio de um novo programa de autenticação que fará parte do Windows Vista e do Office 2007.

No trimestre passado, a divisão da Microsoft cuja principal atividade é a distribuição do Windows para computadores respondeu por 3,3 bilhões dos 10,8 bilhões de dólares em faturamento que a empresa registrou.

"Estamos tentando facilitar a legalização do software para as pessoas que de alguma forma receberam versões indevidamente licenciadas, e também instalamos mais obstáculos," disse Ballmer, que preferiu não oferecer estimativa específica quanto ao grau de redução da pirataria que o novo sistema pode oferecer. "Isso vai ajudar", disse.

A Microsoft anunciou ter atualizado o "Genuine Advantage" do Windows e Office, um sistema que verifica a validade da licença de um usuário em troca de serviços como atualizações de segurança.

Caso a empresa consiga reprimir a pirataria de software, ela pode obter ampliação significativa de seu faturamento e receita.

Ballmer lembrou que os usuários de software pirata ocasionalmente usam versões ilegítimas que acreditam serem legais, ou compram computadores que já trazem instalada uma versão pirata do Windows, por obra de fabricantes de máquinas de baixo preço que estão se esforçando por reduzir custos.

Nenhum comentário: