24 novembro, 2006

Zelda leva à compra de Wii, mas há dúvidas sobre demanda futura

LOS ANGELES (Reuters) - A corrida para comprar um novo console de videogame Nintendo Wii está sendo alimentada pela demanda por outra atração --o novo título na série "Legend of Zelda"--, mas os críticos de videogames duvidam que o nível de interesse possa ser mantido.

A Nintendo decidiu aproveitar uma de suas séries de jogos mais populares para garantir que o console Wii começasse bem a corrida tripla por vendas nesta temporada de festas, contra o Xbox 360, da Microsoft, e o PlayStation 3, da Sony .

Por quase 20 anos, os jogos "Legend of Zelda" são um dos maiores sucessos no setor de videogames, com vendas superiores a 47 milhões de cópias, de modo que a Nintendo garantiu que "The Legend of Zelda: Twilight Princess" saísse simultaneamente com o lançamento do Wii.

O jogo aproveita os novos controles oferecidos pelo Wii, tais como o controlador dotado de sensores que permite movimentos para simular ataques com espadas, apontado para disparar flechas e até mesmo simular o uso de uma vara de pescar.

"A Nintendo tem oportunidade de conquistar a liderança do mercado (com o Wii)", disse Jamil Moledina, diretor-executivo da Game Developers Conference.

A empresa precisa recuperar terreno, antes disso. Seu console GameCube detinha apenas 14 por cento do mercado, ante os 70 por cento do Sony PlayStation 2 e 16 por cento do Microsoft Xbox, de acordo com a DFC Intelligence.

O novo jogo Zelda foi recebido com grandes elogios em seu lançamento, e classificado por alguns críticos como um dos melhores títulos da série. De acordo com a Gamerankings.com, o jogo tem aprovação média de 97 por cento dos críticos.

"A Nintendo demorou quase uma década para consegui-lo, mas enfim criou um novo jogo Zelda que é épico a ponto de merecer o título de melhor da categoria", elogiou o crítico Matt Casamassima, na IGN.com.

Os críticos disseram que eles se concentrariam mais na compra de outros títulos que não os produzidos pela própria Nintendo, para avaliar se a empresa está recebendo o apoio com que não contava no passado, da parte de outras produtoras de jogos.

Nenhum comentário: