19 novembro, 2006

É vital torna-se digital

Durante os anos 90 e no início deste milênio, houve uma grande mudança no papel da Tecnologia da Informação (TI) nas organizações. De um setor meramente restrito ao suporte administrativo, a TI foi incorporada às atividades-fim das empresas, integrando-se aos seus serviços e produtos, tornando-se por vezes o próprio negócio, como no caso das lojas virtuais na Internet, onde os consumidores podem comprar serviços e produtos.

Nos anos 90, a TI tomou conta das corporações, e aspectos como o alinhamento da TI aos negócios e a convergência da informática com as telecomunicações tornaram-se prementes para os gestores de TI. Iniciou-se então a “Era da Tecnologia da Informação”, em que a sua importância estratégica foi definitivamente incorporada à agenda das empresas, que procuravam novas maneiras de administrá-la, a fim de obter todos os seus benefícios, com a terceirização como uma das alternativas. No final da década, a Internet reforçou essa tendência, e presenciou-se o nascimento do e-business, que, sem dúvida, marca o início de nova era na computação empresarial. Assim, tornou-se vital investir em TI para que a empresa permanecesse não apenas competitiva, mas para sobreviver no mercado, cada vez mais competitivo.

Dois grandes fatores podem ser utilizados para representar o momento atual da TI em empresas: a Internet e a computação móvel. Registra-se hoje um crescente uso de dispositivos móveis com acesso a dados, tais como celulares, notebooks e palmtops.

Nenhum comentário: