20 novembro, 2006

Novo software promete abrir acesso ao iPod e iTunes

SAN FRANCISCO (Reuters) - Nem mesmo os atrativos de um milhão de canções conseguiriam separar Rolf Steier, aluno da Stanford University, de seu iPod.

Quando Stanford fez uma parceria com o Yahoo para oferecer aos seus alunos uma assinatura grátis ao serviço Yahoo Music Unlimited, Steier -como a maioria de seus amigos e conhecidos- não optou pelo serviço, porque seu iPod não executa canções adquiridas de outras lojas online que não a iTunes.

"Não conheço ninguém que use o serviço", disse o aluno. "Nem mesmo lembro de alguém que tenha pensado em usá-lo."

A questão é a mesma, para muitos fãs de música, porque a Apple torna o conteúdo adquirido de sua loja de música online iTunes disponível apenas para seus produtos, enquanto canções adquiridas de outros fornecedores normalmente não funcionam no iPod, o player que domina o mercado.

Mas isso em breve pode mudar, devido a um hacker de 22 anos que, na adolescência, decodificou o sistema de cifragem dos DVDs, e agora desenvolveu um sistema compatível com a tecnologia "FairPlay" de proteção a direitos autorais adotada pela Apple. A tecnologia de decodificação permite executar música da iTunes em outros aparelhos e oferecer a usuários do iPod acesso a outras lojas online de música.

"Ele imitou o sistema da Apple; não removeu nenhuma proteção a direitos autorais", disse Monique Farantzos, cuja DoubleTwist Ventures planeja licenciar o código a outras empresas. "Ele criou um sistema que se comporta de maneira semelhante."

Jon Lech Johansen essencialmente criou um código de software que de certa forma engana a iTunes e a faz acreditar que um aparelho concorrente dotado do software DoubleTwist é um iPod, disse Farantzos, que previu que o software estaria disponível para os consumidores já no início de 2007.

"O que isso significa na prática é que lojas concorrentes (de download) podem tornar seu conteúdo compatível com o iPod", disse ela. "O hardware equipado com o nosso código poderia executar conteúdo em formato iTunes."

Isso pode ser boa notícia para os consumidores e rivais da Apple interessados em reduzir sua imensa participação no mercado de música digital, no qual a iTunes detém participação de 88 por cento em termos de canções baixadas legalmente nos Estados Unidos, e o iPod responde por cerca de 75 por cento dos players vendidos no país.

Nenhum comentário: