21 novembro, 2006

UOL lança comunicador instantâneo após seis meses de testes

O portal e provedor de acesso à Internet UOL lançou oficialmente nesta terça-feira seu programa de mensagens instantâneas após testes iniciados em maio deste ano.

Chamado de UOL Messenger, o programa e o código-fonte estão disponíveis para download na página de aplicativos do portal. O software conta com recursos que permitem a conexão com usuários dos aplicativos MSN, ICQ, Yahoo e Jabber. Trata-se da segunda tentativa do UOL de ingressar no segmento depois de lançar o programa ComVC em 1999.

O programa não exibe publicidade, segundo o UOL, como ocorre atualmente com os rivais, com exceção do GTalk, que possuem milhões de internautas registrados. A ferramenta tem ainda um recurso de privacidade que codifica as mensagens trocadas entre os usuários para evitar serem visualizadas por terceiros.

A versão lançada nesta terça-feira incorpora conexão do programa com o serviço de redes sociais UOL K e com o serviço de rádio online do UOL. Quando o UOL Messenger foi introduzido em maio esses recursos não estavam disponíveis.

A iniciativa segue-se à integração pelo Google de seu GTalk com o site de rede social Orkut.

Funções de conversa por voz, presentes nos produtos concorrentes, não estão disponíveis. O UOL tem um programa separado de telefonia pela Internet. O comunicador do provedor permite a incorporação de mini-aplicativos que podem ser criados por programadores independentes.

Nenhum comentário: