22 novembro, 2006

UE busca expansão de capacidade na banda da telefonia 3G

HELSINQUE (Reuters) - A União Européia planeja ampliar o número de freqüências de rádio que podem ser usadas em redes de telefonia celular de terceira geração (3G).

As operadoras celulares estão buscando novos espaços para redes 3G mais rápidas, uma vez que as atuais freqüências estão saturadas em muitos países.

A telefonia móvel prefere bandas mais baixas, como 900 megahertz, porque os sinais podem ser transportados a distâncias maiores nessa frequência e também penetrar em prédios. Isso significa que as estações rádio-base podem ser distribuídas de maneira mais esparsa em áreas pouco povoadas, enquanto se melhora a qualidade dos serviços a clientes de alto valor em centros comerciais.

A União Européia, entretanto, está olhando para freqüências maiores que 2,5 gigahertz, informou um representante do bloco de países.

"Estamos discutindo com os países-membros a introdução de flexibilidade na 3G, expandir para 2,5 (GHz) e talvez também para 900 (MHz) seria uma opção", disse o representante da Comissão Européia, Fabio Colasanti, à Reuters em entrevista durante a feira IST 2006.

Em alguns países, como a Finlândia, operadoras já podem usar a freqüência de 900 MHz para 3G, mas Colasanti disse que qualquer iniciativa ampla da UE sobre o espectro levará tempo, pois a comissão teme que medidas com raio de ação maior possam distorcer a competição em alguns países onde operadoras 2G usam essa faixa.

"Estamos nos concentrando na banda de 2,5 GHz", disse ele.

Nick Delfas, analista do Morgan Stanley, informou que a reutilização da freqüência de 900 MHz em redes 3G pode ser muito positiva.

"Isso permite que as operadoras ampliem sua cobertura em áreas rurais e em conectividade de edifícios. A cobertura 3G tem sido decente em termos populacionais, mas baixa em termos geográficos", afirmou o analista.

Nenhum comentário: