22 novembro, 2006

Digital, porém segura

As estatísticas são alarmantes: de acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), mantido pelo Comitê Gestor da Internet, em 2005, o total de notificações somou 68 mil incidentes na Internet reportados espontaneamente por administradores de rede e usuários. Esse número é 10% menor do que o registrado em 2004 (75.722).

Mas a queda se deve principalmente à diminuição no número de notificações de casos de worms (programas capazes de se propagar automaticamente, enviando cópias de si mesmo de computador para computador), que este ano diminuiu 59%, somando apenas 17.332. O centro de estudos atribui a queda à sobrecarga de trabalho dos administradores, aliada à visão de que este tipo de incidente se tornou corriqueiro. Mas este tipo de ataque continua sendo um problema, capaz de prejudicar a produtividade de empresas, causando não apenas transtornos quanto prejuízos.

O crescimento mais significativo foi registrado no número de tentativas de fraudes bancárias e financeiras, que no resultado consolidado de 2004 não passava de 5% e em 2005 chegou a 40% do total de incidentes reportados. Nem todas as notificações de fraudes, como as de phishing scam, referem-se a incidentes que realmente tenham acontecido. Muitas vezes são reportadas apenas tentativas. O aumento de 579% em relação ao ano anterior coloca as fraudes em primeiro lugar entre os tipos de ataques mais freqüentes em 2005, deixando scans** (varreduras) em segundo, com 33%, e worms em terceiro, com 25%. Apesar do forte crescimento, as notificações de fraudes mantiveram-se estáveis nos últimos meses do ano.

De outubro a dezembro de 2005, o número de ataques relacionados com fraudes bancárias e financeiras cresceu apenas 7%, em relação ao trimestre anterior. No período, chamou a atenção o aumento das notificações de scans, que vinham apresentando uma tendência de queda desde o início do ano. Foram 7889 notificações, crescimento de 93% em relação ao trimestre anterior.

Nenhum comentário: