27 novembro, 2006

Tráfego da Web cresce menos na sexta-feira de promoções nos EUA

LOS ANGELES (Reuters) - O site de leilões eBay foi o mais procurado nas vendas promocionais da chamada "Black Friday" nos Estados Unidos, a sexta-feira que se segue ao feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) em que o grande volume de vendas tende a levar as empresas a resultados positivos.

Mas o crescimento geral do tráfego na Internet ficou bem abaixo do registrado no ano passado, ainda que os caçadores de pechinchas estivessem recorrendo à Web em busca de brinquedos e produtos eletrônicos antes da chamada "ciber segunda-feira".

O tráfego geral registrado pelo Holiday eShopping Index, da Nielsen/Net Ratings, que acompanha mais de 120 grupos de varejo online, subiu 12 por cento na sexta-feira em relação ao mesmo dia no feriado de Ação de Graças do ano passado --significativamente abaixo dos 29 por cento que o índice registrou entre 2004 e 2005.

O eBay registrou o maior tráfego da Internet em um dos dias mais movimentados do varejo norte-americano, com 7,5 milhões de visitantes únicos, de acordo com os dados.

A Amazon ficou em segundo lugar, com 3,4 milhões de visitantes únicos, seguida pela Wal-Mart Stores, com 3,2 milhões. Não há maneira de determinar que porcentagem dos internautas que visitaram esses sites estavam de fato fazendo compras online.

A busca pelo T.M.X.Elmo, da Mattel, o brinquedo mais popular e mais difícil de encontrar nesta temporada de festas, impulsionou boa parte do tráfego da Internet nos dias que antecederam a "ciber segunda-feira", que marca o início extra-oficial da temporada de compras natalinas online.

O eBay registrou que 2.537 T.M.X.Elmo foram vendidos na sexta-feira, por preço médio de 70,10 dólares. O brinquedo está à venda na Wal-Mart por 39,97 dólares, e na Shopping.com chega a atingir 150 dólares.

Outros itens populares no eBay incluíam o PlayStation 3 da Sony, com 14.675 unidades vendidas no site ao preço médio de 1.186,39 dólares, de 17 de novembro até sexta, e o Wii, da Nintendo, 26.708 unidades do qual foram vendidas desde sua chegada ao mercado, em 19 de novembro, ao preço médio de 412,53 dólares.

De acordo com Wayne Best, economista sênior da Visa USA, as vendas online na "Black Friday" tiveram desempenho pior este ano, o que pode ter sido motivado pelo bom tempo nos Estados Unidos, levando os consumidores aos shopping centers.

Nenhum comentário: