27 novembro, 2006

Gigantes da mídia saem à caça de próximo YouTube em 2007

NOVA YORK (Reuters) - Executivos de mídia norte-americanos esperam nova rodada frenética de aquisições em 2007, à medida que empresas de cinema, TV e Internet tentam atingir uma nova geração de espectadores, que se divertem tanto com as produções uns dos outros quanto com o mais recente programa de sucesso na TV.

Ainda que fusões de escala semelhante à da aquisição da Time Warner pela America Online em 2001 sejam improváveis, a caçada por aquilo que Leslie Moonves, presidente-executivo da CBS, define como "o próximo YouTube" será prioridade para a mídia no ano que vem.

O fato de o Google ter pago 1,65 bilhão de dólares pelo altamente popular site de vídeo, em novembro, serviu para despertar as empresas de mídia tradicional, cujos projetos próprios para atrair espectadores online em geral não obtiveram bons resultados.

O YouTube cresceu com tamanha rapidez --de uma empresa de garagem dois anos atrás para uma companhia que atrai 100 milhões de visitantes ao dia-- porque explorou o desejo dos espectadores de estar diante das câmeras. Hoje, vídeos caseiros competem por atenção com produções profissionais e, ocasionalmente, saem vitoriosos.

"Determinar qual será o próximo YouTube é relevante porque talvez seja uma idéia de seis pessoas que moram nos subúrbios de San Francisco e estão tentando de toda maneira obter investimento, e francamente jamais pensaram em usar crachás com o nome da CBS", disse Quincy Smith, presidente da CBS Interactive, em entrevista.

Falando em termos mais amplos sobre o setor de mídia, Smith acrescentou que "aqueles seis sujeitos podem ser o elemento central na construção de uma nova plataforma, por meio da qual transmitiremos todo o nosso conteúdo existente". "Tenho certeza de que haverá transações de valor muito alto", completou.

Os líderes de importantes empresas de mídia, entre as quais Time Warner, Walt Disney e Universal Music Group, da Vivendi, discutirão suas estratégias para esse panorama em rápida mutação durante a terceira Reuters Media Summit, evento anual que se realiza esta semana em Nova York.

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