22 novembro, 2006

Tecnologia complica distinção entre mídia nova e tradicional

NOVA YORK (Reuters) - O novo presidente-executivo da America Online, Randy Falco, acredita que a distinção entre a mídia tradicional e a nova mídia se complicará ainda mais, no momento em que assume o comando das operações online da maior companhia mundial de mídia, a Time Warner. "Existe convergência e interpenetração entre as duas áreas, e elas não podem mais ser vistas como setores separados", disse Falco em entrevista na terça-feira.

Ele está assumindo o posto em meio a uma ampla reestruturação dos negócios da America Online, sob a qual a empresa decidiu fornecer gratuitamente a maior parte de seus serviços, em um esforço por ampliar seu faturamento publicitário.

Poucas empresas sentiram as dificuldades geradas pela fusão entre o antigo e o novo de maneira tão aguda quanto a Time Warner, cuja fusão com a America Online, em 2000, gerou disputas internas, enquanto o comando do grupo tentava forçar as diversas unidades do grupo a operarem de maneira colaborativa.

Mais recentemente, a divisão America Online percebeu os primeiros sinais de que seu novo plano pode funcionar. A receita publicitária cresceu em 46 por cento no terceiro trimestre, superando o avanço médio do setor.

A divisão online da Time Warner na semana passada apontou Falco, até então presidente do grupo NBC Universal Television e veterano de 31 anos no setor de TV e publicidade, para o comando da America Online.

Ele substituiu Jonathan Miller, que supervisionou a dolorosa transformação de um negócio que no passado dependia da renda obtida como provedor de acesso discado à Internet e agora tem o potencial de se tornar um dos líderes em termos de faturamento publicitário online.

Na terça-feira, Falco apontou Ron Grant, veterano vice-presidente de operações da Time Warner, como presidente da America Online.

"Randy oferece uma combinação de significativa experiência com vídeo online e TV, acompanhada por forte compreensão sobre a futura convergência entre essas duas áreas", disse Tim Armstrong, vice-presidente de vendas de publicidade do Google, em entrevista à Reuters na terça-feira.

Armstrong trabalhou com Falco em diversos projetos, incluindo anúncios online para promover a programação olímpica da rede de TV NBC.

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