16 novembro, 2006

Software livre ganha terreno nas empresas dos EUA

O grupo americano Sun Microsystems anunciou na segunda-feira a liberação dos códigos de sua célebre linguagem Java, os quais poderão assim ser divulgados e modificados por terceiros sempre e quando as modificações também forem divulgadas.

Trata-se de uma pequena revolução para os programadores de informática e uma grande contribuição ao mundo do software livre, denominado "open source", cujo líder mais visível é o sistema operacional Linux, rival há 15 anos do sistema Windows, da Microsoft.

Durante muito tempo confinado aos profissionais da informática e aos militantes antiMicrosoft, o mundo do software livre registrou, no entanto, várias vitórias nos últimos meses que refletem sua expansão pública, sobretudo entre as grandes empresas.

Na semana passada, inclusive a Microsoft estendeu a mão aos usuários de software livre aliando-se ao grupo Novell, que distribui um sistema operativo derivado do Linux, o Suse Linux. Microsoft e Novell tornarão seus sistemas operacionais compatíveis, cada um distribuirá os dois sistemas e desenvolverão soluções comuns.

"A decisão da Sun Microsystems era esperada há algum tempo e não marca uma mudança fundamental, já que o grupo manterá controle sobre a linguagem Java, mas existe uma tendência geral ao desenvolvimento dos programas livres", comentou o analista da Forrester, Michael Goulde.

"Cada vez mais grupos no mundo adotam o software livre, sobretudo na Europa", ressaltou.

Um estudo da Forrester publicado em setembro, realizado em 600 grandes grupos americanos e 300 europeus, mostra que 39% dos grupos na Europa utilizam um ou vários sistemas operacionais livres, e 35% nos Estados Unidos.

As mais abertas são as empresas de telecomunicações, de serviços financeiros e as administrações públicas.

Os sistemas operacionais livres oferecem acesso a seu código-fonte, o que permite usá-lo e, sobretudo, transformá-lo.

Os software livres não são necessariamente gratuitos. Qualquer empresa pode atualizar e comercializar sua versão. Outra fonte de benefícios é a manutenção e a assistência ao usuário, como propõe o grupo Red Hat, líder de manutenção do Linux.

O próprio grupo Oracle acaba de anunciar que se lançará ao mercado de manutenção do Linux e vai oferecer um preço muito menor que o do Red Hat.

Entre os programas livres mais usados figuram o Open Office, que compete com o Office da Microsoft, o programa de base de dados MySQL, o programa de comunicações seguras na internet OpenSSL, o servidor Apache e o navegador Mozilla, concorrente do Internet Explorer da Microsoft.

Nenhum comentário: