06 novembro, 2006

PIRATAS VIRTUAIS USAM WIKIPEDIA PARA ESPALHAR VÍRUS

Atentos à popularidade da enciclopédia on-line Wikipedia, piratas virtuais passaram a utilizar o site para instalar códigos maliciosos em computadores. Pessoas mal-intencionadas têm facilidade para colocar o golpe em prática, já que a Wikipedia é aberta -- ela pode ser editada por qualquer pessoa.

Segundo a empresa de segurança Sophos, a estratégia foi identificada recentemente em um verbete da edição alemã do site. Piratas publicaram as informações sobre uma suposta nova versão do vírus Blaster e divulgaram um link malicioso que prometia proteger os PCs contra a praga.

Quando os internautas clicavam no endereço sugerido, baixavam em seus computadores um vírus que tem como foco o sistema operacional Windows. A Sophos não divulgou quais as conseqüências dessa instalação -- se ela permite o roubo de dados sigilosos ou a destruição de arquivos, por exemplo.

Para aumentar o número de vítimas, os piratas espalharam um e-mail alertando os usuários alemães sobre a “nova praga” divulgada na Wikipedia. Os internautas que acessavam a enciclopédia se deparavam com a falsa atualização de segurança e, assim, poderiam cair no golpe.

“A boa notícia é que os responsáveis pela Wikipedia identificaram a fraude rapidamente e retiraram o artigo”, afirmou Graham Cluley, consultor da Sophos. “O formato aberto de sites como a Wikipedia faz com que eles sejam fantásticos, mas menos confiáveis do que as páginas tradicionais”, continuou.

Para evitar ataques, os internautas devem atualizar sempre seus programas de segurança (antivírus) e ser cautelosos com os links nos quais clicam, além dos sites que visitam. Clique aqui para ver mais dicas.

"G1"

Nenhum comentário: