06 novembro, 2006

INTERNET EXPLORER 7 CONQUISTA 3% DO MERCADO; FIREFOX 2.0 TEM 2,4%

A nova geração de navegadores lançada no mês passado já conquistou um grupo de usuários antenados em novidades. O Internet Explorer 7 (IE7), divulgado oficialmente pela Microsoft no último dia 19, tem 3,06% do mercado de navegadores, enquanto o Firefox 2.0, oferecido em 24 de novembro, soma 2,38%.

Em outubro, o Internet Explorer respondeu por 85,24% do setor e o Firefox ficou com 12,15%. O navegador da Microsoft apresentou queda de 0,61% durante o mês, enquanto o uso do produto da Mozilla Foundation cresceu 0,66%.

Apesar de o Firefox 2.0 ter menos usuários que o Internet Explorer 7, o estudo indica que os seguidores do primeiro software estão mais receptivos às novidades. Cerca de 19,5% dos internautas que usam o Firefox baixaram a nova versão, enquanto essa taxa ficou em 3,6% entre aqueles que preferem o IE.

O Internet Explorer 7 será baixada nos computadores juntamente com as atualizações automáticas do Windows, no dia 14 de novembro. Por isso, a partir do mês que vem, a quantidade de usuários dessa nova versão deve aumentar consideravelmente.

Na lista da OneStat com os navegadores mais utilizados em outubro também aparecem o Safari (1,61%), Opera (0,69%) e Netscape (0,11%).

Batalha

Os novos softwares anunciados em novembro deram início à segunda etapa da guerra dos navegadores, que esquentou em novembro de 2004, quando a Mozilla Foundation lançou oficialmente o Firefox 1.0. Até então, o navegador da Microsoft era líder absoluto de mercado.

Em maio de 2004, quando o Firefox só estava disponível em versão de testes, as participações ficavam em 93,9% e 2,4%, contra os atuais 85,24% e 12,15%. A primeira resposta da Microsoft a essa perda de mercado veio no mês passado, com o IE7 (a versão anterior foi liberada em 2001). A novidade da Microsoft incorporou diversas funcionalidades bem-sucedidas do Firefox, como caixa de buscas integrada e janelas abertas em estrutura de abas.

Nenhum comentário: