22 novembro, 2006

Pentágono paga US$500 mi para IBM e Cray criarem supercomputador

A IBM e a fabricante de supercomputadores Cray receberam um total de cerca de 500 milhões de dólares da agência de pesquisa do Pentágono para o desenvolvimento de um projeto de supercomputador. As ações da Cray dispararam 31 por cento após o anúncio.

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (Darpa, na sigla em inglês), órgão incubador de tecnologia do Pentágono, informou em comunicado em seu site que a IBM, maior empresa de serviços de tecnologia do mundo, receberá 244 milhões de dólares e a Cray 250 milhões de dólares.

Supercomputadores são capazes de analisar enormes quantidades de dados gerados por simulações de clima, análise de DNA e tarefas de pesquisa avançada. Ele são usados principalmente por algumas empresas e governos e agências militares.

A Darp informou que as empresas trabalharão no programa de Sistemas de Computação de Alta Produtividade (HPCS) e que foram selecionadas para completar designs e desenvolver características técnicas de supercomputadores de altíssima produtividade, informou a Darpa.

Nenhum comentário: