16 novembro, 2006

Orb quer superar YouTube com vídeos digitais sem fio

NOVA YORK (Reuters) - A Orb Networks planeja oferecer vídeos online do YouTube.com em celulares por meio de um novo software que a companhia independente lança esta semana, bem antes do popular site de vídeos ter uma oferta semelhante.

Mais de 400 mil pessoas já fizeram download da versão anterior do software da Orb, que permite aos usuários ver arquivos de mídia (como fotos, vídeos e música) armazenados em seus computadores em celulares ou outro dispositivo móvel.

Esta semana, a Orb oferecerá um programa que permite aos usuários verem, buscarem ou criarem canais de mídia na Internet e direcioná-los para exibição direta em celulares e notebooks a partir de sites como YouTube ou Google Video.

A tecnologia poderá colocar a Orb, uma empresa de 35 funcionários sediada no Vale do Silício, na dianteira de um crescente mercado de entretenimento móvel. O próprio YouTube tem meta de oferecer uma versão sem fio de seus serviços no ano que vem.

"Tudo o que você consegue executar nos seu computador pode ir a qualquer lugar", disse o fundador da Orb, Joe Costello, em entrevista por telefone esta semana. Acrescentar o YouTube ao serviço "exigiu algumas pequenas configurações", disse o executivo.

O sucesso da rival Sling Media, cujo dispositivo Slingbox permite que os usuários transfiram programas de TV e filmes diretamente de seus serviços de TV a cabo para laptops e celulares, eclipsou inicialmente o serviço da Orb.

Os novos programas da Orb podem ser usados em celulares inteligentes (smartphones) mais avançados como o "Q", da Motorola, e o N80, da Nokia, e não funcionam em aparelhos mais simples que não possuem capacidade de exibição de mídia nem recursos de transferência de dados em alta velocidade.

O Google concordou no mês passado em comprar o YouTube por 1,65 bilhão de dólares, esperando faturar com a crescente popularidade do site. Rumores afirmam que o YouTube está negociando com a operadora norte-americana Verizon para tornar seus vídeos disponíveis em celulares e em televisores. O YouTube não comentou o assunto.

O software da Orb, permite que os usuários configurem que tipo de arquivos de mídia armazenados em um computador podem ser acessados por dispositivos sem fio. O PC precisa estar sempre ligado e conectado a uma linha de alta velocidade com a Internet para funcionar como uma "central de transmissão de mídia".

Os internautas que navegam por sites como o YouTube podem clicar em um botão chamado "Orb This", que é instalado em seus navegadores Web quando o programa da Orb é instalado. Essa opção transfere o link do arquivo para o menu do programa da Orb e torna o conteúdo disponível para execução em celulares e outros aparelhos.

Alguns analistas, entretanto, são céticos sobre a possibilidade de vídeos online encontrarem uma ampla audiência nas pequenas telas dos celulares.

"A verdadeira questão é: você já viu esses vídeos, porque iria querer ver de novo no celular?", pergunta Josh Bernoff, da Forrester Research.

A Orb considera que conectar o conteúdo com celulares é útil aos usuários, porque não precisariam pagar de novo para terem acesso aos mesmos arquivos. A companhia tem um acordo com a britânica Vodafone Group e espera anunciar outros dois acordos com operadoras celulares esta semana.

Nenhum comentário: