03 novembro, 2006

MICROSOFT DECLARA APOIO A SOFTWARE LIVRE DA NOVELL

As rivais Microsoft Corp e Novell divulgaram nesta quinta-feira (02) ter chegado a um acordo para permitir a compatibilidade entre os sistemas operacionais Linux e Windows. Segundo a parceria, anunciada pelos presidente-executivos da Microsoft, Steve Ballmer, e da Novell, Ron Hovsepian, as empresas irão desenvolver e fornecer suporte para uma série de produtos e prover aos respectivos clientes cobertura de patentes para seus produtos.

“Esse tipo de acordo mostra o reconhecimento de que há um ambiente tecnológico misturado [com os dois tipos de plataforma]”, afirmou Ballmer, nesta quinta. Ele também afirmou que a aliança tem como foco empresas e agências governamentais que utilizam as duas alternativas em seus computadores. Desta forma, a novidade não trará impactos para os usuários domésticos.

“Nós apreciamos o fato de os programas de código aberto terem um papel importante em nossa indústria e estarem aqui para ficar”, afirmou Brad Smith, conselheiro geral da Microsoft. “Isso permite um novo grau de cooperação entre o software livre e o proprietário.” Na terça (31), a gigante Microsoft também fechou um acordo com a Zend, outra empresa de software livre.

Ao contrário do que acontece com os programas da Microsoft, o software livre permite que seus desenvolvedores e colaboradores façam alterações no código fonte. Seus clientes não pagam pelo uso da plataforma, mas sim pela manutenção e suporte técnico. Também é possível utilizar essa tecnologia gratuitamente, mas isso não garante qualquer tipo de auxílio de empresas especializadas.

Impulso

O Linux, representado pela líder de mercado Red Hat, é a alternativa mais popular entre os usuários de programas de código aberto. Por isso, a parceria com a Microsoft impulsiona os negócios da Novell, segundo lugar no mercado, responsável pela plataforma Suse Linux.

O acordo parceria entre Microsoft e Novell se estende até 2012. Até lá, as companhias pagarão um valor não-divulgado pelo uso de propriedade intelectual de sua aliada. Como a Microsoft tem mais produtos do que a Novell, a companhia de Bill Gates deve gastar mais com o uso de tecnologia de sua parceira.

Segundo a empresa de consultoria Gartner, 21% de todos os servidores vendidos em 2005 eram equipados com Linux, enquanto 67% eram compatíveis com os sistema operacional Windows.

Nenhum comentário: