14 novembro, 2006

LG prevê parceria de tela plana virar e lucrar no 2o tri--fonte

CINGAPURA (Reuters) - A LG Electronics espera que sua joint venture de telas planas com a Philips Electronics saia do vermelho no segundo trimestre de 2007, à medida que o excesso de produção diminui e os preços se recuperam, disse uma fonte da companhia à Reuters.

Os analistas esperam que a LG.Philips LCD, em que a LG detém 38 por cento, continue no prejuízo até o começo do próximo ano, a despeito de seus esforços de cortes de custo e da ampliação da produção dos painéis para monitores, que oferecem margens mais elevadas.

Em outubro, a problemática joint venture divulgou prejuízo líquido de 321 bilhões de won (342,6 milhões de dólares), seu segundo trimestre consecutivo no negativo, devido aos preços baixos e aos custos elevados.

"Pela segunda metade do segundo trimestre de 2007, a situação do mercado de LCD deve mudar --o excedente de oferta que agora existe deve ser eliminado, e pode começar uma escassez, e vai ser então que a LPL (LG.Philips LCD) poderá obter lucro", disse a fonte na terça-feira, pedindo que seu nome não fosse revelado.

A LG antecipa que suas vendas de celulares não devem se alterar no quarto trimestre, ante o anterior, mas prevê alta ligeira no primeiro trimestre de 2007, disse o executivo.

A LG, quarta maior fabricante mundial de celulares, atrás da Nokia, Motorola e Samsung, está se recuperando, ajudada pelo modelo de topo de linha chamado "Chocolate", depois de perder muito mercado para os modelos RAZR, da Motorola, e Walkman, da Sony Ericsson, ambos grandes sucessos.

"Os embarques do quarto trimestre devem se assemelhar aos do terceiro, cerca de 16 milhões de unidades, mas pode existir uma pequena alta no primeiro trimestre do ano que vem, quando planejamos lançar uma variante mais colorida do modelo Chocolate", disse a fonte.

A LG vendeu 16,5 milhões de celulares no terceiro trimestre, ante 15,3 milhões de unidades no segundo trimestre. A expectativa da empresa é vender mais de 6 milhões de modelos Chocolate este ano.

Nenhum comentário: