14 novembro, 2006

Google conclui compra do YouTube por US$1,65 bi

O Google, líder de buscas na Internet, anunciou nesta terça-feira que finalizou a aquisição do site de vídeos online YouTube por 1,65 bilhão de dólares, registrando um novo recorde na valorização de sites de mídia gerados por usuários.

Em comunicado, o Google afirmou que emitiu 3.217.560 ações para pagar a compra do YouTube. O Google ainda pagou units de ações, opções e garantia que pode ser convertida em 442.210 ações ordinárias do Google.

O acordo de 1,65 bilhão de dólares, em ações, incluiu cerca de 15 milhões de dólares em fundos, que o Google ofereceu para o YouTube entre assinar o acordo no início de outubro e fechar o negócio este mês.

O YouTube teve um crescimento explosivo no último ano com seu pioneiro sistema de publicação online de vídeos feitos por usuários da Internet. O YouTube afirma que disponibiliza em seu site mais de 100 milhões de vídeos por dia.

Mas sua popularidade também foi impulsionada pela ampla disponibilidade de episódios de TV e vídeos de músicas, pelos quais as companhias de mídia que detêm os direitos autorais dizem que deveriam ser indenizadas.

Fontes da mídia afirmaram nas últimas semanas que uma fatia do preço pago pelo Google seria reservada para resolver possíveis queixas judiciais de infração de direitos autorais dirigidas ao YouTube.

Enquanto isso, o Google e o YouTube afirmaram que estão correndo para acertar acordos com produtoras de vídeos, que lhes permita compartilhar receitas quando sua programação for acessada no site do YouTube.

O co-fundador e presidente-executivo do YouTube, Chad Hurley, disse que o apoio do Google vai fornecer a sua companhia a flexibilidade de continuar a oferecer serviços inovadores, mas também destacou que a companhia vai permanecer independente.

"Nos próximos meses, vamos lançar vários novos dispositivos e programas", afirmou Hurley. "O público vai permanecer como a parte mais importante do YouTube e estamos mantendo o mesmo curso que estabelecemos há quase um ano."

Nenhum comentário: