29 novembro, 2006

Jovens trocam cada vez mais tempo de TV por Internet, diz estudo

LONDRES (Reuters) - O aumento da disseminação de conexões à Internet de alta velocidade e a explosão no volume de vídeos online está alimentando uma queda na audiência da televisão, aponta um levantamento realizado em 11 países pelo órgão de fiscalização das telecomunicações do Reino Unido, Ofcom.

Em média, cerca de um terço dos consumidores com acesso rápido à Internet vêem menos televisão desde que começaram a navegar pela Web. A pesquisa recolheu amostras entre mil pessoas de cada país.

Além das gerações de jovens que assistem à programas de TV tradicionais em seus computadores, mensagens instantâneas, blogs, sites de redes sociais e sites de conteúdo gerado pelo internauta, como o YouTube estão cada vez mais afastando telespectadores do sofá e da tela da televisão.

Apoiados por uma crescente oferta de conteúdo online, os usuários estão desligando a televisão e mudando a maneira como consomem mídia ao escolherem o que querem ver.

"Tecnologias cada vez mais convergentes e intensa competição entre fornecedores de serviços estão transformando a indústria mundial de comunicações", disse o presidente da Ofcom, Ed Richards.

A entidade apurou que Holanda, Suécia e Japão têm os mais altos índices de penetração da banda larga entre suas populações --58, 45 e 44 por cento, respectivamente-- enquanto a China lidera o mundo em percentagem de pessoas que assistem a vídeos de música e programas de televisão por meio de acesso rápido à Web.

Os resultados da pesquisa mostram que 76 por cento dos usuários de banda larga na China vêem videoclipes via download ou streaming, enquanto 70 por cento assistem à televisão por banda larga.

Um estudo separado conduzido pela Associação Européia de Propaganda Interativa (EIAA, na sigla em inglês) revelou que o uso de mídia online está intimamente relacionado à penetração da banda larga. O levantamento conclui que a presença de conexões de acesso rápido à Web cresceu 14 por cento na Europa na comparação anual, com os europeus passando atualmente mais de 11 horas por semana online.

O relatório da Ofcom mostra que os anunciantes estão sendo rápidos em reconhecer a demanda explosiva por conteúdo online. Os dados mostram que a publicidade na Internet atrai quase 10 por cento dos investimentos em propaganda no Reino Unido.

A Ofcom afirma que os britânicos são os internautas que mais fazem downloads de música, enquanto chamadas telefônicas pela Internet são mais populares na França.

O estudo também concluiu que o acesso à Internet tem ampliado a audiência de emissoras de rádio.

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