05 novembro, 2006

iPod + Linux = Portable Linux?

Como milhares de outras pessoas, eu também sou fascinado pelos iPod da Apple. Alguns críticos podem querer dizer que trata-se somente de outro music player, mas seu apelo vai muito além disso. O iPod é a definição de cultura pop moderna e, a despeito de precisar dele ou não, as pessoas o querem poruq é realmente muito legal. Há algo errado nisso? Bom, o intereesante é que, graças ao projeto iPodLinux, até mesmo o iPod da Apple pode rodar um kernel Linuz adaptado.

Na medida do passar do tempo, o iPod melhora e os avanços podem ser claramente percebidos se você compara a primeira geração dos players com qualquer um dos atualmente expostos nas vitrines das lojas Apple. Não somente o tamanho do player diminuiu, mas também a capacidade de armazenamento e a vida das baterias aumentou.

Nós constumávamos pensar que era legal ter um iPod com uma tela preto e branco que pudesse fazer calendários e listas de endereços, além de comportar músicas, mas agora dispomos de visores coloridos que podem mostrar fotos e vídeos, e até uma solução da Nike para o iPod que pode revolucionar sua malhação diária. Além disso, se os jogos antigos que viviam em nosso iPod não eram bons o suficiente para você, então você agora pode comprar os títulos mais avançados fora do iTunes. Com todas essas funcionalidades, você pode até acabar esquecendo que o iPod toca músicas também.

Apple logoBom, eu não sou o tipo de pessoa com um amor tão profundo pela Apple e tudo mais que eles fazem que eu possa fechar os olhos para os poucos avanços do iPod. Quero dizer que, se você fizer uma comparação honesta do iPod com alguns dos outros players do mercado de portáteis, você verá que certos membros dessa competição implementaram características para as quais a Apple ainda está engatinhando, tal como o suporte ao broader file format e funcionalidade FM.

A despeito desses atrasos, a Apple comanda o mercado e, muito embora alguns de seus competidores sejam tecnicamente mais robustos, isso realmente não importa no momento, porque crescer é difícil e eles ainda tem um longo caminho a percorrer. Como a Apple aprendeu da guerra dos SOs, mesmo que você tenha um serviço superior, não significa que você vai vencer imediatamente. Por exemplo, dê uma breve olhadela sobre a fatia de mercado compartilhada entre os sistemas operacionais X com aquela do Windows XP.

Parece estranho lembrar de Linux enquanto falamos de iPod, mas esse é exatamente onde eu queria chegar. Este sistema otux.jpgperacional opensource tem sido um grande negócio para muita gente e permitiu alguns a entrar de cabeça fuçar em coisas até que estivessem plenamente satisfeitos. Usuários de Linux parecem ser capazes de perseverar sob as mais árduas circunstâncias computacionais e, diferente de alguns usuários de Windows e Mac, eles não vão desistir e pedir socorro na primeira vez que algo der errado. Pelo contrário, eles trabalharão arduamente para encontrar soluções sólidas, além de estar sempre tentando encontrar novas formas de difundir o Linux, o que significa focalizar as aplicações de uso diário para a média da população. E o que tem isso a ver com o iPod?

Ora, graças ao projeto iPodLinux até mesmo o iPod da Apple pode rodar um kernel Linuz adaptado. Ele está sendo desenvolvido há algum tempo, mas se você está interessado em tirar proveito disso, então você precisa ter um dos iPods suportados pelo projeto, o que não necessariamente inclui o último lançamento.

A interface de usuário criada para o software é chamada de Podzilla e sua habilidade em rodar diversas aplicações e módulos vai ajudar a habilitar seu iPod a fazer coisas que você nunca imaginou.Ele possui um navegador de arquivos, um interpretador BASIC e, inclusive, um emulador de Game Boy para você sair por aí jogando, e isso é só o começo: ele também lida com música. Música no iPod? Por favor, também quero!!!

Evidentemente não é algo que todo proprietário de iPod vai instalar e lidar, e eu estou certo de que é algo que não alegra muito a Apple, já que evidentemente não foi pra isso que planejaram seu produto. No entanto, para aqueles de nós contantemente ansiosos por obter mais de nosso hardware, iPodLinux é uma aventura divertida ver como isso pode suplantar mesmo as capacidades tanto do iPod quanto do Linux.

Nenhum comentário: