16 novembro, 2006

INSS pretende implantar certificação digital para combater fraude

O Ministério da Previdência anunciou investimento de aproximadamente R$12 milhões na adoção de certificação digital para combater a fraude. O projeto contempla o uso de certificados digitais com biometria nos sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e no trâmite de documento entre o órgão e a Justiça, em substituição aos sistemas baseados em login e senha. Segundo coordenador de tecnologia da informação do INSS, Alan do Nascimento, atualmente, não há como comprovar de forma irrefutável que determinado servidor realizou alterações nos cadastros ou, até mesmo, autorizou pagamentos. “Com essa solução tecnológica, ficará mais fácil identificar e responsabilizar desvios”, afirmou. O recurso será aplicado na emissão de 45 mil certificados, utilizados em mais de 150 mil estações nas unidades do INSS em todo o país. O projeto prevê, ainda, que o certificado digital, emitido na cadeia da ICP-Brasil, seja aliado à identificação de usuários pelo uso de biometria, Nesse caso, identificação será feita pela digital do servidor. O coordenador de tecnologia da informação do INSS explicou que os certificados digitais serão utilizados, em projeto-piloto, apenas no INSS do Rio de Janeiro. “Para começar, vamos distribuir pouco mais de 5 mil certificados para os servidores do INSS no Rio. Pretendemos observar o funcionamento durante o primeiro semestre do ano que vem, para depois expandir para todo o Brasil,” detalhou Nascimento.

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