29 novembro, 2006

Especialistas do Canadá encontram meio de contornar firewalls

TORONTO (Reuters) - Pesquisadores universitários canadenses desenvolveram um software que permite que internautas evitem os firewalls que governos usam para restringir o acesso de suas populações à Web. A pesquisa gera a possibilidade de liberdade de acesso em países que há muito vêm tentando controlar a maneira pela qual seus habitantes usam a rede mundial de computadores.

O programa Psiphon, desenvolvido por especialistas em computação da Universidade de Toronto, permite que um internauta em país onde não haja restrições de acesso crie uma conta em nome de alguém localizado em um outro país que censura o conteúdo da Web, o que permitiria a esta pessoa navegar pela Internet sem restrições.

"As comunidades que estamos ajudando a se conectarem umas às outras têm direito legítimo a exercitar seus direitos humanos sob esse regime de governança", disse Ron Deibert, diretor do Citizen Lab, da Universidade de Toronto, que estuda a interação entre direitos humanos, tecnologia e questões de segurança.

Ele admitiu que o Pshiphon, que deve ser liberado para download gratuito na sexta-feira, pode se tornar um incômodo para governos que já monitoram, limitam e controlam aquilo que as pessoas lêem, assistem, ouvem e postam na Internet, com graus variados de sofisticação.

"O software causará conflito com os valores de alguns Estados soberanos, mas há normas legais concorrentes em jogo", disse.

Grupos de defesa dos direitos humanos e outros críticos acusaram países como China, Vietnã, Arábia Saudita, Síria, Irã e Egito de reprimir o uso livre da Internet, bloqueando sites conectados a ou operados por grupos de oposição ou independência. Alguns países também censuram grupos de defesa de direitos humanos, serviços noticiosos e organizações de homossexuais.

"Existe um certo equívoco mundial quanto à idéia de que a Internet nos libertará", disse Minky Worden, diretora de mídia da Human Rights Watch. "Dezenas de milhares de pessoas são empregadas pelo governo e pelos órgãos de segurança da China para implementar um sistema de censura político sobre o uso da Internet no país."

O Psiphon estará disponível para download em http://psiphon.civisec.org.

Nenhum comentário: