29 novembro, 2006

Corretora prevê 70 polegadas como tamanho ideal para TVs em 2009

NOVA YORK (Reuters) - Melhor já ir planejando como afastar aquele armário velho e a decoração da parede de sua sala. Em breve chegará o momento de abrir espaço para uma nova TV com tela de cristal líquido (LCD) de 70 polegadas.

Com os televisores de telas planas de 42 polegadas obtendo grande sucesso de vendas nesta temporada de festas de fim de ano, devido a preços que caíram abaixo dos mil dólares, a corretora Sanford C. Bernstein afirmou em nota de pesquisa divulgada esta semana que televisores de 70 polegadas poderão ser do "tamanho certo" em 2009.

"Decidimos investigar o tamanho de tela ideal para se assistir à TV de alta definição", escreveu o analista Jeff Evenson na nota, e "concluímos que 65 a 75 polegadas é o ideal para uma distância de três metros".

Evenson disse que os televisores com telas LCD estão livres das três barreiras que limitavam o tamanho da tela nos televisores convencionais -peso, espessura e custo- o que significa que LCDs de tela grande podem se tornar mais comuns em residências.

Enquanto um volumoso televisor convencional com tela de 34 polegadas pesa cerca de 90 quilos, Evenson disse que um TV LCD de tela plana de 57 polegadas pesa 55 quilos, o que torna mais fácil movê-lo.

Os TVs LCD tampouco sofrem restrições representadas por aumento de espessura à medida que o tamanho das telas cresce, processo inevitável em televisores com tubos de raios catódicos.

"Acreditamos que a profundidade de um televisor crie uma barreira à compra de duas maneiras: reduz a distância efetiva a que os telespectadores podem se acomodar diante da tela, e as telas espessas não passam por portas pequenas ou corredores apertados", afirmou.

Se um televisor de tubo tivesse tela de tamanho semelhante ao dos maiores TVs LCD, Evenson disse que a largura e profundidade da caixa da embalagem se aproximaria das dimensões das portas de muitos apartamentos -o que tornaria impossível carregá-los para dentro.

Por fim, ele disse que o custo dos TVs LCD de maior porte deve continuar a decrescer, o que vai aumentar sua popularidade.

"O acesso às telas grandes melhorou e deve continuar melhorando, em termos de custo", escreveu. "Nossa análise indica que, em 2010, telas de entre 70 e 80 polegadas poderiam custar cerca de 3 mil dólares."

Com a Samsung esperando ampliar a produção de telas de 70 polegadas e a AU Optronics com previsão de aumentar a produção de modelos de 65 polegadas no início de 2007, Evenson afirmou que o crescimento do tamanho dos televisores não deve diminuir.

Nenhum comentário: