16 novembro, 2006

Comprovado Firefox é o mais seguro

O Firefox 2.0, última versão do navegador da Mozilla Foundation, bloqueia mais sites fraudulentos que seu principal rival, o Internet Explorer 7 (IE7), da Microsoft. O estudo que divulga essas informações, realizado pela SmartWare, foi encomendado pela Mozilla e auditado pela empresa de segurança iSEC Partners.

Para definir o navegador mais seguro na identificação de sites de phishing -- aqueles que espalham códigos maliciosos para roubar dados de internautas --, os pesquisadores visitaram 1.040 páginas fraudulentas. O resultado mostra que o Firefox alertou os usuários em 81,5% dos casos, contra 66,4% registrados durante a navegação com o IE7.

Segundo a SmartWare, o Firefox mostrou alertas de segurança em 243 sites fraudulentos que passaram despercebidos pelo IE7. O contrário (alerta somente do Internet Explorer 7) foi registrado em 117 endereços. Ambos falharam ao perceber que 65 páginas tinham como objetivo roubar informações das vítimas.

Em suas mais recentes versões, os navegadores incorporaram uma ferramenta para avisar internautas quando eles navegam por páginas consideradas perigosas. Quando piratas virtuais têm acesso a dados de internautas, podem realizar transações financeiras indevidas – em 2005, as instituições financeiras do Brasil perderam R$ 300 milhões com fraudes via meios eletrônicos.

Batalha

Os novos softwares anunciados em outubro deram início à segunda etapa da guerra dos navegadores, que esquentou em novembro de 2004, quando a Mozilla Foundation lançou oficialmente o Firefox 1.0. Até então, o navegador da Microsoft era líder absoluto de mercado.

Em maio de 2004, quando o Firefox só estava disponível em versão de testes, as participações ficavam em 93,9% e 2,4%, contra os atuais 85,24% e 12,15%.

A primeira resposta da Microsoft a essa perda de mercado veio no mês passado, com o IE7 (a versão anterior foi liberada em 2001). A novidade da Microsoft incorporou diversas funcionalidades bem-sucedidas do Firefox, como caixa de buscas integrada e janelas abertas em estrutura de abas.

Nenhum comentário: