01 novembro, 2006

Brasil recebe 50 primeiros notebooks de US$ 100 ainda em novembro

O Brasil receberá ainda em novembro os 50 primeiros notebooks educacionais desenvolvidos pelo projeto One Laptop per Child (OLPC) prontos para uso. A assessoria especial da Presidência, órgão do governo responsável pela escolha da plataforma a ser empregada na educação nacional, espera receber os equipamentos "perto do dia 15" de novembro.

Com a entrega pela OLPC, o Brasil se tornará o primeiro país em desenvolvimento do mundo a ter os notebooks educacionais para sua aplicação prática.

Atualmente, o Laboratório de Sistemas Integrados (LSI) da USP conta com 15 protótipos das placas do portátil, chamado de 2B1 pela OLPC, voltadas para testes com funções regionais. A informação foi confirmada por fontes do governo, que ainda afirmam que o governo brasileiro já planeja o início da aplicação de notebooks educacionais em colégio nacionais a partir de fevereiro. Para que isto aconteça, a organização OLPC entregará em janeiro o segundo lote de equipamentos, com mil notebooks educacionais 2B1. Os 50 primeiros aparelhos prontos serão destinados, segundo a fonte, a institutos de pesquisas brasileiros que deverão conhecer o sistema e começar o desenvolvimento de aplicativos. A introdução brasileira do 2B1 tem relação com o adiantamento anunciado pela Quanta, empresa de Taiwan responsável pela fabricação de hardware, que antecipou a produção do segundo trimestre de 2007 para o primeiro trimestre. Criador do projeto e presidente da organização, o pesquisador Nicholas Negroponte poderá ainda vir ao Brasil em novembro para entregar as máquinas ao governo. Fontes familiares à agenda de Negroponte afirmam que o pesquisador virá à Argentina no começo do mês para conversar pessoalmente com o presidente Nestor Kirchner, com a possibilidade de estender a viagem para o Brasil. A visita não foi oficializada, no entanto. No mapa mundial publicado no site da OLPC, Brasil e Argentina aparecem como países em que os notebooks serão introduzidor primeiramente, junto a Líbia, Nigéria e Tailândia.

Em outras ocasiões, Negroponte afirmou que a produção do laptop de 100 dólares só começaria quando houvesse encomendada mínima de 5 milhões de aparelhos.

Por mais que seja conhecido como "notebook de 100 dólares", a atual estimativa de preço do 2B1 é de 140 dólares. Negroponte prevê que o aparelho terá atingido larga escala no mercado mundial para realmente custar 100 dólares apenas em 2008.

Nenhum comentário: