06 outubro, 2006

Rompimento de fibra óptica deixa MS sem internet

Clientes da Brasil Telecom em Mato Grosso do Sul ficaram sem acesso à internet por quase três horas ontem, em decorrência de rompimento duplo da rede de fibra óptica em pontos de abastecimento situados na região norte e sul do Estado. O problema foi detectado por volta das 9h30min, comprometendo o atendimento em todo o Estado, segundo informações da assessoria de imprensa da concessionária. Além da suspensão do acesso à internet, clientes com aparelho celular habilitado pela empresa também ficaram impossibilitados de fazer e receber chamadas.

Conforme a Brasil Telecom, o rompimento da fibra óptica ocorreu durante obras de engenharia realizadas à beira de rodovia em dois trechos distintos, entre Sonora e Coxim, na região norte do Estado, e entre Mundo Novo e Guaíra (PR), no sul. A concessionária informou ainda que não têm nenhuma relação com as empresas responsáveis pelas obras e que deverá acioná-las judicialmente, em função dos prejuízos causados pela interrupção do sistema.

O rompimento da rede de fibra óptica acabou deixando fora do ar o sistema de informática utilizado por milhares de estabelecimentos comerciais que dependem direta ou indiretamente da Web. No Fórum de Campo Grande, era possível consultar os processos somente nos terminais de atendimento do próprio órgão durante o período em que durou a pane. Já em instituições financeiras como o Banco do Brasil, por exemplo, que utilizam outro provedor, as operações financeiras via internet foram realizadas normalmente.

Para cyber cafés e lan houses plugados à internet por meio da Brasil Telecom, a manhã foi de pouco movimento. No Cyber Fácil, situado na região central de Campo Grande, os 40 terminais ficaram vazios. De acordo com o atendente do local, Thiago Lemos, houve queda de 95% do movimento durante as três horas sem acesso a internet, quando comparado com dias normais. "Já tivemos queda de sistema antes, mas chegava a no máximo 15 minutos ou meia hora", comentou.

Nenhum comentário: