29 outubro, 2006

Red Hat não cortará preço por causa da Oracle

A Red Hat, distribuidora norte-americana do sistema operacional Linux, não reduzirá seus preços apesar de a rival de maior porte Oracle lançar serviços semelhantes aos seus pela metade do preço, informou o presidente-executivo da Red Hat.

Matthew Szulik fez o comentário ao canal a cabo CNBC um dia depois das ações da Red Hat terem despencado 24% porque o presidente-executivo da Oracle, Larry Ellison, afirmou que sua empresa irá oferecer serviços de suporte a um custo bem mais baixo que os vendidos pela distribuidora Linux.

Szulik afirmou que está satisfeito com a competição e que a Red Hat continuará a trabalhar com a Oracle para vender produtos junto com bancos de dados e softwares da rival projetados para funcionarem em sistemas Linux. "Tivemos uma parceria de sete anos muito produtiva com a Oracle", disse Szulik. "Queremos ter certeza que os programas de nossos clientes funcionem muito bem com a Oracle." A Red Hat, maior distribuidora do Linux do mundo, vende versões padronizadas do sistema operacional de código aberto e serviços de suporte e manutenção.

Ellison afirmou na quarta-feira que sua empresa irá oferecer suporte técnico pela metade do preço para empresas que usam a versão Red Hat do Linux, o que elevou a possibilidade de a distribuidora do sistema perder parcela significativa de mercado. "Os 2.000 funcionários da Red Hat estão preparados para isso", afirmou Szulik sobre o desafio imposto pela Oracle.

A Oracle, cuja receita deve superar os 17 bilhões de dólares no atual ano fiscal, tem um porte muito maior que a Red Hat, a qual analistas esperam que publicará vendas anuais de cerca de 400 milhões de dólares. Depois de despencarem na quinta-feira, as ações da Red Hat eram negociadas em alta de 7,27% nesta sexta-feira.

Nenhum comentário: