29 outubro, 2006

Fundação Mozzila já está a preparar Firefox 3.0 para 2007

Um dos novos recursos da versão 3.0, apelidada de «Gran Paradiso», é o «Places», que deveria ter entrado na versão 2.0, mas não ficou pronto a tempo. A ferramenta deverá substituir os «Favoritos» e será uma mistura de histórico de sites visitados e um banco de dados com capacidades de busca.

«Os favoritos e o histórico não mudam há anos. Temos um número de ideias de como as pessoas podem gerir a sua própria secção da web», declarou o director de engenharia da Fundação, Mike Schroepfer.

Outra mudança prevista será na estrutura gráfica. A «Gfx» dará lugar a um novo mecanismo de renderização. O «Cairo 2D» deverá ampliar as capacidades gráficas do Firefox 3, mas não rodará versões mais antigas do Windows, como a 95, 98 e Millenium Edition (ME).

Schroepfer disse que ainda é muito cedo para dar um prazo de lançamento para o «Gran Paradiso». Mesmo assim, espera-se que o programa seja entregue no fim do ano que vem, seguindo a agenda habitual da Mozilla, que lançou a versão 1.5 em Novembro de 2005 e a 2.0 em Outubro de 2006.

Nenhum comentário: