07 outubro, 2006

INCIDENTES NA INTERNET BRASILEIRA AUMENTAM EM 20%.

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) divulgou nesta quinta-feira (05) seu relatório trimestral sobre incidentes ocorridos na internet

brasileira. Os números apontam um aumento de 20% nos incidentes, em relação ao trimestre anterior. Entre julho e setembro, o número chegou a quase 60 mil ocorrências contra aproximadamente 50 mil no período anterior.

Desse total, 59% foram sobre vermes, ou "worms", pragas capazes de se propagar automaticamente, enviando cópias de si mesmo de computador para computador --os "worms" são diferentes dos vírus, pois não necessitam ser explicitamente executados para se propagar. Se a comparação fosse feita com o mesmo período do ano anterior, 2005, o aumento nas ocorrências seria de quase 400% -- entre julho e setembro de 2005, o CERT.br recebeu 16 mil notificações de incidentes.

Já as tentativas de fraudes mostraram-se estáveis de julho a setembro de 2006, registrando uma queda de aproximadamente 4% na comparação com o trimestre anterior.

Os números divulgados pelo CERT.br se referem ao total de incidentes reportados espontaneamente por administradores de rede e usuários.

Nenhum comentário: