12 outubro, 2006

HELOÍSA HELENA CHORA EM PLENÁRIO DEVIDO A MONTAGEM NA INTERNET

A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) chorou nesta quarta-feira (11) no plenário do Senado. O motivo foi a fotomontagem em que ela aparece seminua numa capa da revista ''Playboy''. A montagem está circulando pela internet. A parlamentar atribuiu a distribuição da imagem ao PT. A senadora classificou os responsáveis pela distribuição e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ''vagabundos''. Para Heloísa Helena, o material foi distribuído porque ela se recusou a apoiar o PT no segundo turno das eleições. Terceira colocada no primeiro turno, com 6,85% dos votos válidos, Heloísa Helena declarou neutralidade no segundo turno, apesar de integrantes do esquerdista PSOL se mostrarem dispostos a dar apoio crítico a Lula. Eleita para o cargo em 1998, quando era filiada ao PT, a senadora foi expulsa do partido no final de 2003, quase um ano após o início do governo Lula. "Eu sei o que eu estou passando. Sei que existem pessoas maravilhosas dentro do PT. Mas sei também quem são os vigaristas que estão por lá", continuou a senadora.

Uma reportagem do jornal ''O Globo'' desta quarta-feira informa que os senadores Teotônio Vilela (PSDB-AL), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) observavam e comentavam baixinho no plenário da casa uma charge sobre a senadora. A senadora ameaçou processar "O Globo" pela reportagem sobre a montagem que considerou como uma "horrorosa e desqualificada". "Isso é um escândalo. Há 20 anos sou vítima de perseguição implacável da imprensa. Eu sei o quanto de machismo e preconceito há nisso. Sou uma mulher digna e uma mãe de família exemplar", disse à Agência Senado. Solidariedade De acordo com a Agência Senado, os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), José Jorge (PFL-PE), Mão Santa (PMDB-PI) e Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) lamentaram o episódio. Arthur Virgílio afirmou que ele e os senadores tucanos não trataram o assunto em tom de brincadeira.

Segundo a agência, José Jorge disse que admirava a senadora e Mão Santa considerou que a parlamentar "representa a grandeza da mulher verdadeira na história do mundo". Geraldo Mesquita classificou o episódio como "grotesco".

Outro lado Em nota enviada na noite desta quarta-feira ao G1, o comitê de campanha de Lula repudiou as declarações da senadora, dizendo que é contra qualquer baixaria no processo eleitoral. Leia abaixo a íntegra da nota. “A Coordenação da Campanha Lula de Novo com a Força do Povo é contra toda e qualquer baixaria no processo eleitoral. Quem tem princípios, realizações de governo e um programa bem definido para o segundo mandato, só tem motivos para buscar debates políticos elevados. Se se soma a tudo isso, uma candidatura como a do Presidente Lula, que tem contado com a preferência da maioria dos eleitores, é verdadeiramente absurdo supor que lhe traria qualquer benefício se envolver em práticas eleitorais apócrifas e ilegais. Respeitamos todos os candidatos à Presidência que disputaram o primeiro turno, em especial os que sempre se colocaram em favor dos interesses da grande maioria do povo brasileiro. E é assim que esperamos continuar contribuindo para o amadurecimento da democracia brasileira na disputa do segundo turno.” Procurado, o Palácio do Planalto não se manifestou.

Do G1, em Brasília e em São Paulo, com Reuters

Nenhum comentário: