04 dezembro, 2006

TÊNIS CONECTADO A IPOD CRIA RISCO DE INVASÃO DE PRIVACIDADE

Os tênis Nike compatíveis com o tocador digital iPod nano permitem que pessoas mal-intencionadas monitorem os usuários dessa tecnologia, segundo pesquisadores da Universidade de Washington. A novidade -- já disponível no Brasil - faz com que um dispositivo colocado sob a palmilha do calçado transmita ao tocador dados como velocidade e distância percorrida. “Nossas pesquisas mostram que a tecnologia wireless [sem fio] pode ter impacto negativo na privacidade e segurança dos usuários”, afirma o estudo divulgado pelo site “The Register”.

Para chegar essa conclusão, os pesquisadores utilizaram diversas ferramentas de vigilância e conseguiram identificar usuários dos tênis Nike que têm o dispositivo de conexão com o iPod. “Nossas soluções apontavam quem eram essas pessoas que se exercitavam ou simplesmente andavam pela cidade. Conseguimos identificar indivíduos que nem sequer tinham seus iPods com eles”, diz o estudo.

Segundo os pesquisadores, essa descoberta mostra a necessidade de uma discussão sobre o direito de privacidade dos indivíduos e o uso de aparelhos com tecnologia sem fio. Como cada sensor tem um código único, é possível identificar a localização de um usuário específico a até 18 metros de distância.

Os pesquisadores aconselham os usuários a desativar o dispositivo de monitoramento da corrida quando seu uso não for necessário, ou retirá-lo do tênis quando os usuários quiserem manter sua privacidade.

"G1"

Nenhum comentário: