13 novembro, 2006

Samsung espera demanda forte por memória DRAM no 1o tri de 2007

A Samsung Electronics prevê demanda "muito forte" por chips de memória para computadores no primeiro trimestre de 2007, graças ao muito aguardado lançamento do novo sistema operacional Windows Vista, da Microsoft, em janeiro.

Chu Woo-Sik, vice-presidente sênior de relação com investidores, informou que a Samsung venderia mais celulares entre janeiro e março do que no trimestre atual, e que sua divisão de telas de cristal líquido (LCD) estava apresentando desempenho superior ao esperado no trimestre em curso.

A principal fabricante mundial de chips de memória e de LCD também anunciou que estava considerando instalar uma linha adicional de produção de LCD de oitava geração.

"Nossos pedidos de chips DRAM (dynamic random access memory) para o primeiro trimestre são muito fortes, considerados os aspectos sazonais. Temos a maior parte dos pedidos para o primeiro trimestre, já que os fabricantes de computadores querem estar prontos para o Vista", disse Chu durante o Samsung Technology Forum 2006, em Cingapura.

A Samsung, terceira fabricante mundial de celulares, depois da Nokia e da Motorola, vendeu o volume recorde de 30,7 milhões de celulares no trimestre encerrado em setembro, e anunciou que espera superar essa marca no trimestre em curso.

Para 2007, Chu disse que a empresa esperava superar o nível mundial de crescimento no mercado de celulares, que é projetado em 10 por cento. Mas informou que as margens de lucro na divisão de celulares cairiam no quarto trimestre, ante o terceiro, devido aos custos adicionais de marketing.

"A Samsung tradicionalmente sofre com custos elevados de marketing no quarto trimestre, à medida que elimina estoques acumulados. As margens de lucros devem ser de 10 por cento no quarto trimestre e de 11 por cento no primeiro (de 2007)", disse An Sung-ho, analista da Hannuri Securities, de Seul.

A divisão de celulares da Samsung está se recuperando de um primeiro semestre difícil --durante o qual foi prejudicada pelo grande sucesso da linha RAZR de celulares dobráveis da Motorola--, desde o lançamento de novos modelos ultrafinos no terceiro trimestre.

Nenhum comentário: