07 novembro, 2006

Microsoft turbina serviço de mapas online para buscas regionais

A Microsoft planeja investir mais em buscas locais adicionando modelos em 3D de 15 cidades norte-americanas em mapas do seu serviço Live Local. Os modelos em 3D permitirão que usuários dêem zooms em áreas metropolitanas e "voem" sobre os prédios com seu navegador, disse um executivo da Microsoft nesta terça-feira (07/11).

A companhia espera oferecer modelos em 3D para mais de 100 cidades até o segundo semestre de 2007, disse Bobby Figueroa, diretor de gerenciamento de produtos do Live Local Search.

Tanto Microsoft como Google, Yahoo e outros sistemas de buscas têm investido para melhor seus serviços de busca local pela enorme popularidade alcançada entre usuários e patrocinadores. Ao contrário de serviços conduzidos em uma busca padrão, que pode responder a uma variedade de intenção, sites de buscas locais tendem a ser motivados pelo desejo de comprar, o que é sempre atraente para anunciantes. Enquanto isto, usuários descobriram que serviços do tipo funcionam como listas telefônicas turbinadas, oferecendo mais que informações básicas como telefones e endereços, mas também reviews de usuários, mapas e caminhos no trânsito. A Microsoft integrará propagandas nos seus modelos em 3D de uma maneira que considera natural, reproduzindo todos em outdoors virtuais que o usuário encontrará conforme o código postal das cidades, disse Figueroa. A companhia planeja anunciar uma nova função, chamada Virtual Earth 3D, na tarde da segunda em uma conferência de imprensa em São Francisco. A funcionalidade mais rica melhorará a experiência de busca local dando maneiras mais imersivas, realísticas e concretas e explorar a área geográfica que ainda não havia sido disponível para o Live Local, disse Figueroa. O Live Local terá também imagens aéreas e de satélite, incluindo visões mais detalhas, junto a funcionalidades que levam a experiência para outro nível, disse ele. Como outros serviços de busca local, o Live Search permite que usuários encontrem listas de negócios, encontrá-los nos mapas, oferecer direções de trânsito e mostrar informações de tráfego em tempo real. O rival Google Earth oferece funções similares, mas não é acessível pelo navegador, mas sim por um aplicativo que precisa ser baixado e instalado no PC do usuário. O serviço de busca regional do Google também oferece mapas, mas não replica a experiência oferecida pelo Google Earth. Ao oferecer ferramentas do tipo pelo navegador, a Microsoft tornará serviços imersivos de mapas em 3D para um público mais amplo, disse executivo da Microsoft. O serviço poderá se tornar ainda mais rico pela inclusão de informações em todos os tipos de camadas nos mapas, oferecendo oportunidades para lojas de e-commerce, anunciantes e pesquisadores, disse a companhia.

IDG News Service

Nenhum comentário: