08 novembro, 2006

"LISTA NEGRA" DENUNCIA 13 PAÍSES QUE MAIS CENSURAM A INTERNET

O grupo para liberdade de expressão Reporters Without Borders (Repórteres Sem Fronteiras) divulgou uma “lista negra” com os 13 países que mais trabalham para censurar o conteúdo divulgado na internet. São eles: Belarus, China, Cuba, Egito, Irã, Mianmar, Coréia do Norte, Arábia Saudita, Síria, Tunísia, Turcomenistão, Uzbequistão e Vietnã.

Em todo o mundo, 61 pessoas – 52 delas somente na China – estão presas por divulgar na internet conteúdo considerado subversivo, divulgou a organização em seu relatório anual de denúncias. “Ninguém deve ser impedido de divulgar notícias na internet ou de escrever em um blog”, afirmou o grupo, segundo a agência de notícias Associated Press.

Para protestar contra a censura, o Repórteres Sem Fronteiras organizou um protesto de 24 horas que chegou ao fim às 5h desta quarta-feira (horário de Nova York, nos Estados Unidos). A organização levou até a Times Square e o Bryant Park grandes quadros nos quais as pessoas puderam escrever mensagens de protestos.

“Os 13 países censuram e bloqueiam conteúdo da internet que os critica. Multinacionais como a Yahoo! cooperam com o governo chinês, filtrando informações na internet e ajudando na identificação daqueles que protestam no universo virtual”, afirmou o grupo a favor da liberdade de expressão. O Google tem uma política parecida, de excluir de sua busca na China dados que vão contra o governo local.

"G1"

Nenhum comentário: