27 novembro, 2006

LCD supera plasma à medida que procura por TVs maiores aumenta

TAIPEI (Reuters) - Os fornecedores de TVs de plasma como a Matsushita Electric, fabricante da marca Panasonic, que já foram superados em número pelas empresas que optaram pelo sistema LCD, devem perder ainda mais terreno à medida que os televisores LCD começam a conquistar espaço na categoria de 40 polegadas ou mais, um dos baluartes das TVs de plasma.

A crescente demanda por modelos de resolução mais elevada também está oferecendo vantagem aos produtores de modelos com telas de cristal líquido (LCD), como a Sony e muitos outros fabricantes em Taiwan e na Coréia do Sul, e isso deve abrir caminho à consolidação entre os fabricantes de TVs de plasma, dizem analistas.

É tecnologicamente difícil e muitas vezes custoso para os fabricantes de TVs de plasma oferecerem alta definição em modelos com telas de menos de 50 polegadas, enquanto os fabricantes de TVs LCD vêm promovendo agressivamente modelos de alta definição nesse segmento de telas, embora seus preços por enquanto sejam mais altos.

"Esta temporada natalina é provavelmente a última chance para que os fabricantes de TVs de plasma promovam seus modelos de 42 polegadas. A essa altura do ano que vem, provavelmente não haverá diferença de preço entre os televisores de plasma e LCD", disse Wanli Wang, analista do Credit Suisse.

Com pouca diferença de preço, a maioria das pessoas optaria pelos modelos LCD devido à sua resolução mais elevada, disse Wang.

Ele espera que os preços dos modelos LCD caiam em 30 por cento ou mais em 2007, ante a queda de 15 a 20 por cento dos televisores de plasma, devido à ampla oferta de painéis LCD.

A Sharp começou em agosto a produzir painéis de LCD em sua fábrica número dois, em Kameyama, a primeira do mundo a cortar seus painéis a partir de substrato de vidro de oitava geração, que permite que até oito telas de 40 polegadas sejam produzidas com cada placa de vidro, ante apenas três com o vidro de sexta geração usado na fábrica número um em Kameyama.

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