14 novembro, 2006

Lançamento do Sony PS3 no Japão esbarra em problema de software

TÓQUIO (Reuters) - A Sony anunciou nesta terça-feira que seu novo console de videogames, o PlayStation 3, não executa devidamente cerca de 200 títulos do PlayStation e do PlayStation 2, o mais recente problema encontrado pela fabricante de eletrônicos em sua lucrativa divisão de videogames.

O PS3, que a Sony define como seu mais importante produto estratégico do ano, chegou às lojas do Japão no sábado, o que prepara o terreno para uma batalha com o Xbox 360, da Microsoft, já disponível, e o Wii, da Nintendo.

A Sony disse que os recursos de áudio não funcionam em certos jogos quando executados no PS3, que supostamente deveria ser compatível com os títulos criados para todos os modelos anteriores de console, enquanto outros títulos simplesmente não funcionam na máquina mais nova.

Especialistas do setor dizem que o problema é um pequeno obstáculo que frequentemente surge com o lançamento de consoles, e que não deve ter impacto duradouro sobre as vendas do PS3.

"Há sempre pequenos problemas desse tipo no lançamento... Pode demorar um pouco para que tudo fique compatível, mas não creio que o problema será grande", disse Hiroshi Kamide, analista da KBC Securities.

De fato, a Microsoft recebeu queixas de consumidores com o lançamento do Xbox no Japão, em 2002, de que os aparelhos estavam arranhando discos, enquanto o PS2, lançado em 2000, tinha problemas de compatibilidade com jogos do Sony PlayStation.

A Sony Computer Entertainment (SCE), divisão de videogames da Sony, planeja corrigir os problemas do PS3 oferecendo atualizações online do software do sistema, informou Satoshi Fukuoka, porta-voz da SCE.

A Sony vendeu 88,4 mil unidades do PS3 nos dois primeiros dias desde o lançamento no Japão, o que esgotou os estoques da maioria das lojas, informou na segunda-feira a editora Enterbrain, especializada em revistas de videogames.

Nenhum comentário: