12 novembro, 2006

Japoneses fazem fila e enfrentam chuva pelo PlayStation 3

Milhares de fãs de jogos eletrônicos fizeram fila por horas, durante a manhã fria de Tóquio e sob chuvas ocasionais, para esperar neste sábado o início das vendas do muito anunciado e adiado PlayStation 3, da Sony.

O PS3 é a mais recente estrela de uma indústria que movimenta cerca de 30 bilhões de dólares por ano. O console vai concorrer com Xbox 360, da Microsoft, e com o novo aparelho da Nintendo, que ocupará as prateleiras norte-americanas a partir da semana que vem.

"Estou esperando por esse dia há muito tempo. Vou jogar durante todo o fim de semana. Não vou nem comer", afirmou o viciado por games Tomoaki Nakamura, dono de um PlayStation, de um PlayStation 2, de um PlayStation portátil e de um Xbox 360.

Nakamura, 41 anos, era uma entre as cerca de 1.200 pessoas em volta da loja de eletrônicos Bic Camera, no centro da capital japonesa.

Também na fila estava Robyn Sinclair, um estudante canadense de 25 anos.

"É o sistema mais moderno, mais recente, o melhor, embora o Wii, da Nintendo, pareça muito interessante também", opinou Sinclair, que esperava há mais de 12 horas na fila.

Na contagem regressiva para as sete horas da manhã deste sábado, quando a loja abriria, Ken Kutaragi, responsável pela unidade de jogos da Sony, falou para quem esperava na fila.

"Eu estou muito agradecido por tanta gente estar aqui esperando o PS3. Espero que vocês desfrutem da nova geração de entretenimento", disse. O mais recente PlayStation tem um DVD de alta definição, além de propiciar gráficos realistas e o download de jogos e clips em alta velocidade.

O aparelho, no entanto, também aumentou os custos de produção, o que vem causando prejuízos à unidade de jogos da Sony.

ESGOTADO

A Bic Camera anunciou que todo o seu estoque do PS3 havia terminado ao meio-dia do sábado no Japão, mas não quis informar quantos aparelhos tinha vendido.

A Sony foi capaz de entregar apenas 100 mil unidades do console para o lançamento por problemas na produção que também causaram atraso na oferta do produto.

A gigante japonesa de eletrônicos vendeu quase 1 milhão de Playstation 2 nos primeiros três dias de comercialização no Japão, em 2000.

A empresa tem dominado a indústria de jogos eletrônicos, mas a sua predominância pode ser afetada devido ao alto preço do PS3 e pela boa performance de aparelhos concorrentes. O modelo básico do PS3 é vendido por 49.980 ienes (425 dólares), quase o dobro do Wii, da Nintendo, e mais de 25 por cento mais caro que o Xbox 360.

A Microsoft foi a primeira empresa a colocar no mercado um videogame de última geração, ao lançar, no final do ano passado, o Xbox 360.

Após o início das vendas do PS3 no Japão, a Sony planeja colocar o aparelho nas prateleiras das lojas dos Estados Unidos no dia 17. O produto chegará à Europa em março de 2007.

Nenhum comentário: