17 novembro, 2006

Grã-Bretanha lança site sobre pedófilos procurados

LONDRES (Reuters) - A Grã-Bretanha lançou um site de pedófilos procurados na sexta-feira, revelando nomes e fotos de agressores sexuais contra crianças desaparecidos, na primeira ocasião em que informação desse tipo é veiculada no país.

O Child Exploitation and Online Protection Centre (CEOP) informou que o site nacional incluiria um histórico e foto dos pedófilos que falhem no cumprimento dos regulamentos que os obrigam a notificar a polícia quanto a seu paradeiro.

"Não terão onde se esconder", disse Jim Gamble, presidente do CEOP.

"Embora não seja novidade que a polícia britânica divulgue fotos de criminosos em seus sites, essa é a primeira vez que uma abordagem nacional -ou até global- foi adotada."

Todos os criminosos cujas imagens estão em exibição no site foram condenados por crimes de sexo com crianças, e serviram sentenças de prisão.

Eles estão sendo procurados porque não registraram seus paradeiros junto ao Registro de Agressores Sexuais e desapareceram, uma ação que por si só já constitui crime.

Gamble disse que o fato de não terem se registrado pode indicar que existe um risco de reincidência.

"Isso não é algo que o CEOP esteja preparado para aceitar", afirmou.

"Se você é um criminoso condenado e acredita que pode escapar à exigência de notificação, ou sair da região e desaparecer, é hora de repensar", afirmou.

O site do CEOP (http://www.ceop.gov.uk/wanted) foi desenvolvido com estrutura semelhante à de um site de criminosos procurados, o Crimestoppers Most Wanted, que atrai cerca de três milhões de visitas ao mês e gerou 24 detenções desde que começou a funcionar no ano passado.

Até agora, detalhes sobre cinco criminosos desaparecidos estão disponíveis no site do CEOP. Quem os avistar é aconselhado a alertar imediatamente a polícia, e Gamble disse que qualquer tentativa de fazer justiça com as próprias mãos será reprimida de maneira "robusta".

Nenhum comentário: